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Título: OS IMPACTOS DA UBERIZAÇÃO NO EXERCÍCIO DO DIREITO À CIDADE

Autoria de: Erik Fernando Candido Junior

Orientação de: Gabriela Cristina Braga Navarro

Coorientação de: Thiago Aguiar Simim

Presidente da banca: Gabriela Cristina Braga Navarro

Primeiro membro da banca: Thiago Aguiar Simim

Segundo membro da banca: Victor Hugo Criscuolo Boson

Terceiro membro da banca: Ítalo Moreira Reis

Palavras-chaves: Uberização, direito à cidade, mobilidade urbana, transporte uberizado, trabalho precarizado

Data da defesa: 29/01/2025

Semestre letivo da defesa: 2024-2

Data da versão final: 04/02/2025

Data da publicação: 04/02/2025

Referência: Junior, E. F. C. OS IMPACTOS DA UBERIZAÇÃO NO EXERCÍCIO DO DIREITO À CIDADE. 2025. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: A uberização é caracterizada como um processo que individualiza e invisibiliza as relações de trabalho, transformando-as em uma suposta prestação de serviços, o que oculta as relações de assalariamento e exploração do trabalho. Por sua vez, o direito à cidade é um direito em disputa, marcado, especialmente, pelo controle democrático dos processos urbanos. O objetivo geral desta monografia é identificar os impactos da uberização no exercício do direito à cidade, enquanto os objetivos específicos incluem caracterizar a uberização, delinear o direito à cidade sob as perspectivas de Lefebvre e Harvey, delimitar o direito à cidade no contexto legislativo brasileiro e entender como essa nova morfologia do trabalhotransporte afeta esse direito coletivo. A metodologia adotada envolve revisão bibliográfica, levantamento legislativo e análise jurisprudencial, utilizando-se de diversas fontes científicas e literárias. Os resultados indicam três principais impactos da uberização no exercício do direito à cidade, sendo eles a mercantilização da mobilidade urbana, a reprodução de ideologia e a centralidade do transporte motorizado individual privado, o que demonstra a incompatibilidade desse modelo de trabalhotransporte com o direito pensado originalmente por Lefebvre. Para reverter esse processo, são propostas alternativas como o cooperativismo de plataformas e políticas de tarifa zero no transporte público. Essas propostas visam restaurar o equilíbrio urbano mediante modelos cooperativos e inclusivos, enfrentando a precarização do trabalho e o interesse do capital.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / direito/index.php?dados=20242202011137

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G027 - DIREITO (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Erik Fernando Candido Junior e Universidade Federal de Lavras

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