Título: DESVALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO E SUA REPERCUSSÃO NA INCLUSÃO PROGRESSIVA DO TRABALHADOR NO DIREITO DO TRABALHO
Autoria de: Isamara Rafael Tadeu
Orientação de: Daniel Teixeira Silva
Presidente da banca: Daniel Teixeira Silva
Primeiro membro da banca: Stefania Becattini Vaccaro
Palavras-chaves: trabalhador doméstico, legislação, direito do trabalho, desvalorização, reconhecimento
Data da defesa: 21/08/2020
Semestre letivo da defesa: 2020-1
Data da versão final: 28/08/2020
Data da publicação: 28/08/2020
Referência: Tadeu, I. R. DESVALORIZAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO E SUA REPERCUSSÃO NA INCLUSÃO PROGRESSIVA DO TRABALHADOR NO DIREITO DO TRABALHO. 2020. 68 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
Resumo: O trabalhador doméstico brasileiro vem sofrendo inúmeras discriminações ao longo da história, discriminações estas, que ainda remetem ao tempo da escravidão. Apesar de lenta, gradual, porém, significativa, a legislação vem reconhecendo os direitos dessa categoria. A Constituição de 1988 fez valer algumas garantias, e, após a ?PEC das domésticas??, avançou-se muito no sentido de proteger e garantir os direitos trabalhistas da classe. O objetivo desse estudo foi demonstrar a retrospectiva da lenta aquisição dos direitos trabalhistas pelo trabalhador doméstico, bem como traçar o perfil do trabalhador doméstico brasileiro na contemporaneidade. A pesquisa caracterizou-se como método bibliográfico. Concluiu-se que, por falta de capacitação, e pela precariedade do mercado de trabalho no país, ainda se vê trabalhadores domésticos informais. No entanto, a desvalorização do empregado doméstico parece ser cultural, pois o que se vê, ainda hoje, são graves ofensas aos direitos. Portanto, a desvalorização da classe parece ser um problema cultural, o que resta promover a conscientização da sociedade para o reconhecimento e valorização intersubjetiva da categoria.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45329
Curso: G027 - DIREITO (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Isamara Rafael Tadeu e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo