Título: O EFEITO DA APLICAÇÃO DE IODETO DE POTÁSSIO EM DOIS PORTA-ENXERTOS DE CITROS PARA MITIGAR OS DANOS DO ESTRESSE HIDRICO
Autoria de: Caroline Souto Maior Vigne
Orientação de: Paulo Eduardo Ribeiro Marchiori
Coorientação de: Paulo Henrique Frois Correa Barros
Presidente da banca: Paulo Eduardo Ribeiro Marchiori
Primeiro membro da banca: Paulo Henrique Frois Correa Barros
Segundo membro da banca: Daniel Amorim Vieira
Terceiro membro da banca: Rafaella de Paula Avelar
Palavras-chaves: Aplicação foliar, elemento benéfico, metabolismo antioxidante, déficit hídrico, citros
Data da defesa: 25/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 10/07/2025
Data da publicação: 10/07/2025
Referência: Vigne, C. S. M. O EFEITO DA APLICAÇÃO DE IODETO DE POTÁSSIO EM DOIS PORTA-ENXERTOS DE CITROS PARA MITIGAR OS DANOS DO ESTRESSE HIDRICO . 2025. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A citricultura desempenha um papel estratégico tanto no cenário mundial quanto no contexto brasileiro, sendo responsável por expressiva geração de renda, empregos e produtos com alto valor nutritivo e comercial. Apesar da expressiva produtividade da citricultura brasileira, esse desempenho pode ser severamente afetado pelas mudanças climáticas, especialmente em períodos prolongados de seca. A escassez hídrica compromete diretamente o funcionamento fisiológico das plantas de citros, afetando processos como a fotossíntese, transporte de nutrientes, entre outros. Diante dos impactos negativos causados pelo estresse hídrico na citricultura, torna-se essencial adotar ferramentas eficazes de mitigação, como o iodeto de potássio (KI), que tem ganhado destaque como aliado promissor na indução de tolerância ao déficit hídrico. O objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos da aplicação de iodeto de potássio em dois porta-enxertos de citros, sob diferentes condições hídricas. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, utilizando mudas de tangerina ?Ponkan?? enxertadas sobre os porta-enxertos ??Cravo?? e ??Citrandarim??. Adotou-se o delineamento em blocos casualizados (DBC), em esquema fatorial triplo 2x2x2. Cada parcela experimental foi composta por quatro plantas, totalizando 64 ao todo, igualmente distribuídas entre os dois porta-enxertos (32 plantas por porta-enxerto). Os parâmetros analisados foram Taxa de fotossíntese liquida, Condutância estomática, Taxa de transpiração, Carbono interno, Proteínas totais, Pigmentos totais, Peroxidação lipídica e Peróxido de hidrogênio. Os resultados indicam que o déficit hídrico afetou negativamente as funções fisiológicas das plantas, elevando os níveis de estresse oxidativo. A aplicação de iodeto de potássio não evitou essas perdas, mas o porta-enxerto Citrandarim respondeu positivamente em alguns parâmetros, sugerindo maior capacidade de aclimatação.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Caroline Souto Maior Vigne e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo