Título: ESTRATÉGIAS COMERCIAIS E GERAÇÃO DE DEMANDA PARA CULTIVARES DE SOJA NEOGEN NO VALE DO ARAGUAIA
Título alternativo: COMMERCIAL STRATEGIES AND DEMAND GENERATION FOR NEOGEN SOYBEAN CULTIVARS IN THE ARAGUAIA VALLEY
Autoria de: Lucas de Melo Freire
Orientação de: Christiane Augusta Diniz Melo
Presidente da banca: Christiane Augusta Diniz Melo
Primeiro membro da banca: Fernanda Aparecida Castro Pereira
Segundo membro da banca: Carlos Herique de Souza
Palavras-chaves: soja, semente, comercial, market share, genética
Data da defesa: 04/04/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 07/04/2025
Data da publicação: 07/04/2025
Referência: Freire, L. d. M. ESTRATÉGIAS COMERCIAIS E GERAÇÃO DE DEMANDA PARA CULTIVARES DE SOJA NEOGEN NO VALE DO ARAGUAIA. 2025. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: No Brasil, a cultura da soja é uma das principais responsáveis pelo crescimento do agronegócio, e depende fortemente do setor de sementes para viabilizar o potencial produtivo das lavouras e a adoção de tecnologias que contribuem para a eficiência e sustentabilidade do cultivo. Empresas do ramo investem constantemente em tecnologias para aprimorar cultivares e atender às demandas do mercado. A GDM (grupo Don Mario), uma das líderes globais em genética de soja, lançou em 2019 a marca Neogen, com o intuito de expandir sua participação no mercado de sementes e fortalecer sua presença entre produtores e multiplicadores. Diante do exposto, este trabalho de conclusão de concurso tem por objetivo descrever as atividades realizadas pelo estudante durante o estágio não obrigatório na empresa Neogen (Grupo GDM). O principal objetivo deste estágio foi proporcionar ao estudante a vivência prática da rotina comercial, permitindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos na graduação e o desenvolvimento de habilidades estratégicas para a inserção no mercado de trabalho. As atividades incluíram a implantação de vitrines demonstrativas de cultivares pré-lançamento, sinalização de áreas estratégicas com a marca Neogen e suporte aos multiplicadores na comercialização das sementes, visando aumentar a visibilidade e o market share da empresa. Além disso, foram realizadas visitas a produtores e conduzidos treinamentos junto a parceiros comerciais na região do vale do Araguaia no estado do Mato Grosso, o que permitiu um maior entendimento das necessidades do mercado e do posicionamento das cultivares nos municípios desde Vila Rica até Barra do Garças, no período de agosto de 2024 a abril de 2025. O estágio proporcionou uma experiência imersiva no setor agrícola, possibilitando o contato direto com os desafios da área comercial e contribuindo para a formação profissional do estudante. Interagir com consultores, multiplicadores e produtores trouxe um aprendizado valioso sobre o funcionamento da cadeia produtiva e a importância de estratégias eficientes para o crescimento da marca. Dessa forma, a experiência permitiu consolidar conhecimentos teóricos e desenvolver competências essenciais para a atuação no mercado de sementes.
Abstract: In Brazil, soybean cultivation is one of the main drivers of agribusiness growth, relies heavily on the seed sector to unlock the productive potential of crops and to support the adoption of technologies that contribute to the efficiency and sustainability of farming. Companies in this sector constantly invest in technologies to improve cultivars and meet market demands. GDM (Grupo Don Mario), one of the global leaders in soybean genetics, launched the brand Neogen in 2019 with the goal of expanding its share in the seed market and strengthening its presence among growers and seed multipliers. Given this context, this final internship report aims to describe the activities carried out by the student during a non-mandatory internship at Neogen (GDM Group). The main goal of the internship was to provide the student with practical experience in the commercial routine, allowing for the application of knowledge acquired during the undergraduate program and the development of strategic skills for entering the job market. The activities included the implementation of demonstration plots with pre-launch cultivars, branding of strategic areas with the Neogen logo, and support to multipliers in seed sales, aiming to increase the company????s visibility and market share. Additionally, visits to farmers were conducted, as well as training sessions with commercial partners in the Araguaia Valley region in the state of Mato Grosso. These activities provided a better understanding of market needs and cultivar positioning in municipalities ranging from Vila Rica to Barra do Garças, during the period from August 2024 to April 2025. The internship offered an immersive experience in the agricultural sector, allowing direct contact with the challenges of the commercial area and contributing to the student????s professional development. Engaging with consultants, multipliers, and growers provided valuable insights into the functioning of the production chain and the importance of effective strategies for brand growth. Thus, the experience helped consolidate theoretical knowledge and develop essential skills for working in the seed market.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lucas de Melo Freire e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo