SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: Contribuição do volume de calda e ponta de pulverização de produtos biológicos na redução de viabilidade de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum.

Autoria de: Thomaz Piton Almeida

Orientação de: Flavio Henrique Vasconcelos de Medeiros

Coorientação de: Aldir Carpes Marques Filho

Presidente da banca: Flavio Henrique Vasconcelos de Medeiros

Primeiro membro da banca: Aldir Carpes Marques Filho

Segundo membro da banca: Rafael Coelho Silva

Palavras-chaves: controle biológico, mofo branco, tecnologia de aplicação, Trichoderma spp, Bacillus spp.

Data da defesa: 26/06/2025

Semestre letivo da defesa: 2025-1

Data da versão final: 10/07/2025

Data da publicação: 10/07/2025

Referência: Almeida, T. P. Contribuição do volume de calda e ponta de pulverização de produtos biológicos na redução de viabilidade de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum.. 2025. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.

Resumo: Sclerotinia sclerotiorum (Lib.) De Bary é um patógeno conhecido como mofo branco amplamente distribuído, comum em diversos sistemas de cultivo. A fase mais danosa ocorre com a germinação carpogênica dos escleródios. Diante do crescimento do uso de produtos biológicos no controle de doenças, há evidências da eficácia desses produtos no manejo do mofo branco. No entanto, faltam estudos no que se refere à tecnologia de aplicação. O presente estudo teve como objetivo associar o controle biológico ao uso de diferentes tecnologias de aplicação, avaliando o desempenho de pontas de pulverização, volumes de calda e produtos biológicos no manejo do mofo branco. Escleródios foram coletados e dispostos em recipientes tipo gerbox. As pulverizações foram realizadas com trator e barra de pulverização acoplada, com volumes de calda de 60, 150 e 250 Lha, calculados pela fórmula Q AVE600. Foram testados quatro produtos comerciais dois à base de Trichoderma spp. (Tricho Advance e Tricho Turbo) e dois à base de Bacillus spp. (Bioimune e Bombardeiro), com diferentes volumes e tipos de bico (cone e leque), resultando em24 tratamentos, com quatro repetições. Após as pulverizações, foram feitas avaliações semanais da formação de funículo, colonização e viabilidade dos escleródios. O teste de viabilidade foi realizado após 42 dias utilizando discos de cenoura e meio Neom-S, com análises estatísticas em DIC (quatro repetições) e comparação dos dados pelos testes de Tukey e Duncan a 5 de significância, utilizando os programas SigmaPlot e SISVAR. Aplicado a 60 Lha, o Bioimune reduziu significativamente a emissão de funículos em comparação aos volumes maiores e ao uso de bico leque. Entre os produtos com Trichoderma spp., o Tricho Turbo apresentou melhor colonização dos escleródios nos volumes de 150 e 250 Lha, com menor desempenho a 60 Lha. No meio Neom-S, os melhores resultados foram observados com Bioimune (ponta cone nos volumes de 60 e 250 Lha e ponta leque a 60 Lha), superando o Bombardeiro nos volumes de 150 e 250 Lha com ponta leque. Conclui-se que o desempenho dos produtos biológicos depende do método de aplicação os à base de Bacillus spp. foram mais eficazes em menor volume (60 Lha), enquanto os à base de Trichoderma spp. apresentaram melhores resultados em volumes maiores (150 e 250 Lha).

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / agronomia/index.php?dados=20251202020020

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thomaz Piton Almeida e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo