Título: MONITORAMENTO FITOSSANITÁRIO DAS CULTURAS DA SOJA E MILHO EM PROPRIEDADE AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE CRISTAIS ?? MG
Autoria de: Eduardo Vieira Bahia Vilela
Orientação de: Adenilson Henrique Goncalves
Presidente da banca: Adenilson Henrique Goncalves
Primeiro membro da banca: Pedro Augusto Adelino de Mendonça
Segundo membro da banca: Vinicius Resende Vieira
Palavras-chaves: Avena sativa, Glycine Max, Zea Mays, manejo agrícola, plantas Daninhas.
Data da defesa: 26/06/2025
Semestre letivo da defesa: 2025-1
Data da versão final: 01/07/2025
Data da publicação: 01/07/2025
Referência: Vilela, E. V. B. MONITORAMENTO FITOSSANITÁRIO DAS CULTURAS DA SOJA E MILHO EM PROPRIEDADE AGRÍCOLA NO MUNICÍPIO DE CRISTAIS ?? MG. 2025. 17 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2025.
Resumo: A soja, o milho safrinha e a aveia são culturas importantes nos sistemas produtivos do cerrado mineiro, contribuindo para a produção de grãos e a sustentabilidade do solo. O monitoramento de plantas daninhas, pragas e doenças é essencial para o sucesso dessas lavouras, especialmente em sistemas intensivos e com rotação adequada. Nesse contexto, objetivou-se relatar e descrever as atividades realizadas durante o estágio supervisionado na fazenda Lagoa Alegre, em Cristais ?? MG, entre 15 de janeiro e 13 de abril de 2024. Nesse período, foi possível acompanhar o final do ciclo da soja, participar da colheita e do plantio do milho safrinha, além de observar a semeadura de aveia a lanço em áreas com janela de plantio atrasada e sem irrigação, visando a formação de palhada e proteção do solo. Dentre as atividades exercidas, o monitoramento de pragas, doenças e, principalmente, plantas daninhas teve papel central, tanto nas áreas de milho quanto nas de aveia. Através desses acompanhamentos, foi possível contribuir de forma significativa para a eficiência das decisões de manejo, permitindo que as operações fossem realizadas no momento certo e de maneira eficaz. Todas as ações seguiram os protocolos técnicos exigidos pela empresa Terras Gerais, e o estágio proporcionou amplo aprendizado prático, destacando a importância de alinhar as práticas agrícolas com as fases fisiológicas das plantas para garantir melhores resultados. O estágio proporcionou uma vivência prática enriquecedora, permitindo a aplicação dos conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de uma visão técnica e profissional mais sólida. Conclui-se que a experiência do estágio supervisionado é fundamental para a formação de engenheiros agrônomos, pois integra teoria e prática e fortalece a capacidade de atuação no campo.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Eduardo Vieira Bahia Vilela e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo