SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: ALTERNATIVAS QUÍMICAS E BIOLÓGICAS PARA O CONTROLE DE Hypothenemus hampei NO CAFEEIRO

Título alternativo: CHEMICAL AND BIOLOGICAL ALTERNATIVES FOR THE CONTROL OF Hypothenemus hampei IN COFFEE TREE

Autoria de: Joao Victor Barnezi Godoy

Orientação de: Bruno Henrique Sardinha de Souza

Coorientação de: Ana Paula Ananias Antunes

Presidente da banca: Bruno Henrique Sardinha de Souza

Primeiro membro da banca: Lilian Ferreira de Souza

Segundo membro da banca: Esther Joaquina Quiceno Mayo

Palavras-chaves: café, Hypothenemus hampei, broca do cafeeiro, controle, MIP

Data da defesa: 23/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 30/08/2024

Data da publicação: 30/08/2024

Referência: Godoy, J. V. B. ALTERNATIVAS QUÍMICAS E BIOLÓGICAS PARA O CONTROLE DE Hypothenemus hampei NO CAFEEIRO. 2024. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: O café é, hodiernamente, uma das bebidas mais consumidas em todos os continentes, desse modo, sendo uma importante parcela do mercado nas transações monetárias globais. Contudo, não só a quantidade, mas a qualidade grãos atualmente são de extreme relevância para o mercado, que cada vez mais, busca cafés de maior qualidade para o consumo. A broca-do-café é uma praga cafeícola de grande importância, pois não só afeta a qualidade física diretamente dos grãos, ocasionando em deságios na comercialização, como também é porta de entrada para patógenos que, por sua vez, podem causar deterioração do grão em seus aspectos qualitativos. Desse modo, o presente trabalho teve por objetivo avaliar o controle da broca-do-café utilizando estratégias químicas e biológicas alternativas. O experimento foi realizado no Laboratório de Resistência de Plantas e Manejo Integrado (LARP-MIP), retirando indivíduos vivos de frutos brocados, e os colocando em placas, juntamente com os tratamentos e realizando avaliações de contagem de indivíduos vivos, mortos, ovos e larvas após 15 dias. Foram realizados nove tratamentos com 5 repetições, cada repetição com 4 indivíduos vivos e 4 frutos sadios imersos por 10 segundos na solução contendo os tratamentos. Os tratamentos constituíram dos produtos químicos comerciais Sperto (Acetamiprido Bifentrina) como controle positivo, Polo (Diafentiuron) como químico alternativo e dos produtos comerciais BioOlimpo, V-Core e Biokato como controle biológico alternativo. Após quinze dias, foi quantificado o número de indivíduos vivos e mortos, a deposição de ovos o desenvolvimento de larvas e pupas. Diante do quociente das quantificações, foi realizado a análise estatística para obtenção dos resultados. Os resultados indicaram que o produto Polo e Biokato não tiveram eficiência de controle quando comparado a testemunha. Já o produto BioOlimpo apresentou eficiência de controle de 30,8. Entretanto, o produto V-Core a base de metabólitos secundários de fungos e bactérias, não teve eficiência de controle quando comparado a testemunha, contudo, apresentou uma taxa de mortalidade de 35, que indica um potencial de uso para o controle fitossanitário de H. hampei. Somente a mistura dos três produtos biológicos tiveram eficiência de controle quando comparada a testemunha, 38,5.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / agronomia/index.php?dados=20241201920049

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Joao Victor Barnezi Godoy e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo