SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: APLICAÇÃO DE DIVERSOS FUNGICIDAS EM DIFERENTES MOMENTOS PARA O CONTROLE DE DOENÇAS DA SOJA

Autoria de: Henrique Keisuke Nishioka

Orientação de: Fernanda Carvalho Lopes de Medeiros

Presidente da banca: Fernanda Carvalho Lopes de Medeiros

Primeiro membro da banca: André Lopes Lima

Segundo membro da banca: Bernardo de Souza Gome

Terceiro membro da banca: Luiz Henrique Monteiro Fernandes

Palavras-chaves: Doenças, Produtividade, Controle de doenças, Fungicidas, Soja

Data da defesa: 23/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 28/08/2024

Data da publicação: 28/08/2024

Referência: Nishioka, H. K. APLICAÇÃO DE DIVERSOS FUNGICIDAS EM DIFERENTES MOMENTOS PARA O CONTROLE DE DOENÇAS DA SOJA. 2024. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: A soja é a principal leguminosa plantada no planeta, isso ocorre devido a suas diversas finalidades, como alimentação indireta e direta aos seres humanos. No entanto dia após dia, produtores desse grão vem sofrendo cada vez mais redução em produtividade com relação aos manejos fitossanitários, pois esses seres acabam adaptando-se ao longo das gerações. Portanto, esse trabalho teve como objetivo avaliar qual foi o melhor programa de fungicidas no controle dos patógenos causadores da Ferrugem-asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi) e as Doenças de Final de Ciclo (Septoria glycines e Cercospora spp.), durante a safra 2324.O ensaio foi conduzido no Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária (Fazenda Muquém), em LavrasMG, utilizando a cultivar BMX Olimpo IPRO, com delineamento de blocos cazualizados (DBC), com 4 repetições. Foi constituído por 8 tratamentos, sendo eles, T1 a testemunha (sem utilização de fungicidas), com os demais possuindo 4 aplicações sendo a primeira aplicação à partir do pré-fechamento de entre linhas (R1) e as aplicações seguintes a cada 15 dias (R115 R30 R145), com isso, os tratamentos são, T2 1 MitrionBravonil 2MitrionMancozebe 3 Aproach PowerBravonil 4 VersatilisMancozebe T3 1 MitrionBravonil 2MitrionMancozebe 3 CypressBravonil 4 FenpropidinMancozebe T4 1 MitrionBravonil 2MitrionMancozebe 3 VersatilisBravonil 4 VersatilisMancozebe T5 1 MitrionBravonil 2MitrionMancozebe FenpropidinBravonil 4 FenpropidinMancozebe T6 1 MitrionBravonil 2MitrionMancozebe 3 Cypress Bravonil 4 CypressFenpropidinMancozebe T7 1Fox XproBravonil 2 AladeMancozebe 3 NativoBravonil 4VersatilisMancozebe T8 1Miravis ProBravonil T2 MitrionBravonil 3 FenpropidinBravonil 4 FenpropidinBravonil. As parcelas foram constituídas com 6 linhas de 6 metros de comprimento e espaçamento de 0,6 metros entre linhas, com um total de área de 21,6m² por parcela. O estudo teve como base a avaliação das Doenças de final de ciclo e Ferrugem-asiática, avaliadas utilizando escalas diagramáticas de cada doença sempre em pré-spray (antes da aplicação) e no estádio de R6 da cultura. Foram colhidas 2 linhas de 5m de cada parcela para a estimativa da produtividade. Foi calculada a área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD) e submetido ao teste Tukey ao nível de 5 de significância para a comparação das médias dos tratamentos.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / agronomia/index.php?dados=20241201911269

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Henrique Keisuke Nishioka e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo