SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE BAIXO CUSTO PARA VIDEOMONITORAMENTO DE OPERAÇÕES AGRÍCOLAS

Título alternativo: DEVELOPMENT OF A LOW-COST SYSTEM FOR VIDEO MONITORING OF AGRICULTURAL OPERATIONS

Autoria de: Bruno Menezes Silva

Orientação de: Aldir Carpes Marques Filho

Presidente da banca: Aldir Carpes Marques Filho

Primeiro membro da banca: Rafael de Oliveira Faria

Segundo membro da banca: Arthur Gabriel Caldas Lopes

Palavras-chaves: Câmera, Plantabilidade, Monitoramento, Sementes, Vídeo

Data da defesa: 23/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 30/08/2024

Data da publicação: 30/08/2024

Referência: Silva, B. M. DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE BAIXO CUSTO PARA VIDEOMONITORAMENTO DE OPERAÇÕES AGRÍCOLAS. 2024. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: A semeadura é uma operação agrícola fundamental para o correto estabelecimento das lavouras, sendo responsável pela correta deposição das plantas no campo e estabelecimento de estande adequado para cada cultura agrícola. No entanto, o monitoramento da operação de semeadura apresenta desafios relacionados à manutenção do abastecimento e nível correto dos reservatórios de sementes e fertilizantes. Essa operação exige monitoramento constante, normalmente realizado por seres humanos que ficam sobre a máquina, por um auxiliar de operações que permanece sobre a máquina durante a operação. Essa atividade, além de envolver riscos laborais, apresenta incremento nos custos operacionais. Portanto, sistemas eletrônicos de monitoramento podem ser aplicados para controlar os níveis de sementes e fertilizantes nos reservatórios durante a semeadura, dispensando a necessidade de mão de obra operacional para a função. O uso de câmeras de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) apresenta-se como uma alternativa viável para auxiliar o monitoramento de semeadura. Neste contexto, objetivou-se com o presente trabalho desenvolver um sistema de videomonitoramento de baixo custo para controle do nível de sementes e fertilizantes em semeadoras adubadoras de precisão. O estudo foi desenvolvido no Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Lavras. O sistema eletrônico foi concebido através de metodologia de desenvolvimento de produtos. Para compor o sistema eletrônico de monitoramento, utilizou-se um monitor LCD de 7 polegadas, três câmeras de vídeo comerciais, cabos coaxiais, interruptores eletrônicos e conectores específicos. O sistema desenvolvido foi instalado e testado em um conjunto trator-semeadora de precisão com 4 linhas. O sistema foi submetido a testes de funcionamento e viabilidade comercial de montagem (Payback e Taxa de Retorno). O sistema desenvolvido no presente estudo mostrou aplicação tecnológica inovadora e viável para o vídeo monitoramento de operações agrícolas em pequenas e médias propriedades rurais. Os custos do sistema foram reduzidos em 57 em relação ao valor de produtos comerciais disponíveis no mercado e o sistema se paga completamente após 108,5 hectares semeados. Além de sua aplicação inicial, este sistema oferece potencial para ser adaptado em diversas operações agrícolas, aprimorando o processo produtivo agrícola e mitigando a necessidade de mão de obra.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / agronomia/index.php?dados=20241201810449

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Bruno Menezes Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo