Título: EFEITOS SUBLETAIS DOS INSETICIDAS METAFLUMIZONE E CLORANTRANILIPROLE EM Spodoptera frugiperda (SMITH, 1797) (Lepidoptera Noctuidae)
Autoria de: Bruna Ferreira Carlota
Orientação de: Geraldo Andrade de Carvalho
Coorientação de: Karolina Gomes de Figueiredo
Presidente da banca: Geraldo Andrade de Carvalho
Primeiro membro da banca: Daniel Costa Nogueira
Segundo membro da banca: Geísy Nascimento Leal
Terceiro membro da banca: Karolina Gomes de Figueiredo
Palavras-chaves: Controle químico, tabela de vida, lagarta-do-cartucho, MIP, Zea mays
Data da defesa: 21/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 28/08/2024
Data da publicação: 28/08/2024
Referência: Carlota, B. F. EFEITOS SUBLETAIS DOS INSETICIDAS METAFLUMIZONE E CLORANTRANILIPROLE EM Spodoptera frugiperda (SMITH, 1797) (Lepidoptera Noctuidae). 2024. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: A lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) é uma praga agrícola que precede danos a inúmeras culturas, principalmente o milho, na qual causa prejuízos econômicos significativos aos produtores. Dentre os diversos métodos de controle existentes, o controle químico é o método mais utilizado por meio de inseticidas sintéticos, no qual o uso de modo inadequado, pode resultar no aparecimento de populações resistentes desta praga. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos subletais de subdoses dos inseticidas Premio® (clorantraniliprole) e Verismo® (metaflumizone) sobre os parâmetros do ciclo de vida de S. frugiperda. As doses consideradas em mL do produto comercialL de água foram de 0,21 para o Premio e 0,13 para o Verismo, equivalentes a 25 da concentração letal máxima recomendada pelo fabricante de cada produto. O tratamento controle foi realizado apenas com a aplicação de água e as lagartas de segundo instar foram tratadas via pulverização em torre de Potter. O delineamento foi inteiramente casualizado, com 100 repetições sendo cada repetição formada por uma lagarta de segundo instar, mantidas em temperatura de 28ºC. Foi avaliado a cada 24 horas o número de insetos mortos, até a morte do último espécime. Diante disso, foi possível obter a duração dos períodos larval e pupal, número de machos e fêmeas e a longevidade dos insetos. Com relação aos dados de fertilidade, esses não foram possíveis de serem obtidos devido ao número de casais serem insuficiente para análise estatística. Diante dos dados obtidos durante o experimento, foram realizadas as análises por meio do programa Two-sex MS Chart. Foi observado que os insetos tratados com clorantraniliprole tiveram o maior tempo de desenvolvimento no segundo instar (10,71 dias), que resultou na duração do ciclo de vida superior que os demais tratamentos (47,35 dias). Os insetos tratados com metaflumizone não apresentaram diferenças no tempo de desenvolvimento (dias) quando comparado à testemunha. Machos e fêmeas tratados com o inseticida metaflumizone apresentaram um tempo médio de ciclo de vida 3 dias mais curto do que quando comparado com os machos e fêmeas tratados com clorantraniliprole (p0,05). Foi possível concluir que subdoses dos inseticidas utilizados apresentaram um efeito subletal em lagartas de S. frugiperda. Esse fator pode ser minimizado com as técnicas do Manejo Integrado de Pragas e a diminuição no uso de pesticidas.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Bruna Ferreira Carlota e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo