SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: AÇÃO ACARICIDA DE PRODUTOS NATURAIS SOBRE TETRANYCHUS URTICAE (ACARI TETRANYCHIDAE)

Autoria de: Joyce Anselmo Alves

Orientação de: Geraldo Andrade de Carvalho

Coorientação de: Karolina Gomes de Figueiredo

Presidente da banca: Geraldo Andrade de Carvalho

Primeiro membro da banca: Daniel Costa Nogueira

Segundo membro da banca: Geísy Nascimento Leal

Terceiro membro da banca: Karolina Gomes de Figueiredo

Palavras-chaves: ácaro, bioinseticidas, óleos essenciais, ácaro - rajado, tetranychus urticae

Data da defesa: 21/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 30/08/2024

Data da publicação: 30/08/2024

Referência: Alves, J. A. AÇÃO ACARICIDA DE PRODUTOS NATURAIS SOBRE TETRANYCHUS URTICAE (ACARI TETRANYCHIDAE). 2024. 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: O tomateiro (Solanum lycopersicum L.) é cultivado durante todo o ano, tornando-se suscetível ao ataque de pragas, principalmente nas épocas mais quentes, ocasionando perdas de produtividade e aumentando o custo de produção. Dentre as pragas, ácaros do gênero Tetranychus, como o ácaro-rajado (Tetranychus urticae, KOCH.) é um grande problema na cultura do tomate. O controle químico é o principal método empregado no manejo de T. urticae. Para o emprego do controle químico deve-se observar os seguintes fatores estágio no qual se encontra o ácaro e intervalo de segurança, evitando aplicar produtos com longo período de carência próximo à colheita, e a alternância de ingredientes ativos aplicados, pois esses ácaros possuem um ciclo curto e grande capacidade de aumento populacional, o que favorece o desenvolvimento de populações resistentes. Porém, é importante identificar e avaliar a eficiência de produtos de origem vegetal, como extratos e óleos vegetais com potencial acaricida, disponíveis no mercado, para o controle de Tetranychus urticae. Assim, o presente trabalho visa determinar a eficiência de acaricidas de origem vegetal no controle de T. urticae. O experimento foi realizado em agosto de 2023, no município de Lavras ?? MG, no laboratório de entomologia da empresa Agroteste Pesquisa Desenvolvimento. Para a realização do ensaio, folhas de feijoeiro-comum, plenamente desenvolvidas, foram retiradas de plantas sem tratamento prévio. Em seguida, as folhas foram higienizadas e posteriormente submetidas ao tratamento com os produtos, por meio da imersão em calda durante 5 segundos para os ensaios com as fases de adulto e ninfa e por meio de pulverização sobre as folhas contendo ovos para o ensaio ovicida do ácaro-rajado. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com 8 tratamentos para o ensaio ovicida, 5 tratamentos para ninfas e 4 tratamentos com adultos, com 6 repetições. Foram avaliados eclosão dos ovos, mortalidade de ninfas e adultos de T. urticae. Para os ovos de T. urticae, o tratamento Matrine apresentou menor percentual de eclosão às 96 horas de avaliação com 3,33. Para ninfas, Glabraneem apresentou maior eficácia para a praga. Matrine e Sumo K apresentaram maiores mortalidades para adultos de T. urticae com 34,92 e 26,59 respectivamente. Os diferentes produtos naturais aplicados alteraram a sobrevivência em ovos, ninfas e adultos T. urticae. Sendo aplicados em sistemas de manejo de pragas, aos inseticidas naturais podem ser ferramentas essenciais nos programas de manejo da resistência do T. urticae aos acaricidas.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / agronomia/index.php?dados=20241201510723

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Joyce Anselmo Alves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo