Título: TOXICIDADE DE ÓLEOS ESSENCIAIS VIA INGETÃO DE PLANTAS DO GÊNERO Cinnamomum spp. PARA Chrysodeixis includens (LEPIDOPTERA NOCTUIDAE)
Autoria de: Ana Flavia Fernandes
Orientação de: Geraldo Andrade de Carvalho
Coorientação de: Karolina Gomes Figueredo
Presidente da banca: Geraldo Andrade de Carvalho
Primeiro membro da banca: Karolina Gomes de Figueiredo
Segundo membro da banca: Júlia Assunção de Castro Oliveira
Terceiro membro da banca: Alejandro Sandria Díaz
Palavras-chaves: falsa-medideira, bioinseticidas, toxicidade, ingestão, MIP.
Data da defesa: 28/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 14/12/2023
Data da publicação: 14/12/2023
Referência: Fernandes, A. F. TOXICIDADE DE ÓLEOS ESSENCIAIS VIA INGETÃO DE PLANTAS DO GÊNERO Cinnamomum spp. PARA Chrysodeixis includens (LEPIDOPTERA NOCTUIDAE) . 2023. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Chrysodeinxis includens (Walker, 1858) (Lepidoptera Noctuidae), é um inseto polífago, presente em diversas culturas como soja, algodão e girassol, culturas de grande importância econômica para o Brasil. O uso frequente de inseticidas de mesmo mecanismo de ação pode selecionar populações resistentes desta praga, desse modo faz se necessário o uso de alternativas de manejo para seu controle. A utilização de óleos essenciais (OEs) e origem vegetal é considerada uma alternativa eficaz para o controle da praga e segura para o ambiente, aplicadores e consumidores. O objetivo foi avaliar a toxicidade dos OEs de C. cassia, C. camphora e C. camphora var. linalooliferum por meio da determinação da CL50 e a TL50 via ingestão da dieta artificial tratada com esses OEs para C. includens. Para a determinação da CL50 e TL50, os OEs foram solubilizados em solução aquosa de Tween 80 a 1 acrescida de 100 mL de dieta artificial para a obtenção de faixas de respostas. O delineamento foi inteiramente casualizado, com 50 repetições por tratamento, e cada repetição foi constituída por uma lagarta de segundo instar individualizada em tubo de ensaio, contendo um pedaço de dieta de tamanho padronizado. O tratamento controle foi composto por 50 lagartas de segundo instar com dieta artificial acrescida apenas da solução aquosa de Tween 80 a 1. A sobrevivência dos insetos foi avaliada diariamente até o quinto dia após a aplicação dos tratamentos. Realizou-se uma análise de contraste visando à formação de grupos congêneres. O TL50 para cada grupo formado e a CL50 foram estimados utilizando-se o software R® . Determinaram-se as concentrações letais 25, 50 e 90 para todos os OEs avaliados, sendo a menor CL50 para o OE de C. cassia, seguido pelo C. camphora var. linalooliferum, e por último, C. camphora que apresentou uma CL50 quatro vezes maior que o OE de C. cassia. Portanto, a partir desses resultados nota-se a potencialidade desses OEs, com destaque para o OE de C. cassia para o manejo integrado de C. includens.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Ana Flavia Fernandes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo