SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: Identificação do agente causal da podridão radicular de videira

Título alternativo: IDENTIFICATION OF THE CAUSAL AGENT OF ROOT ROT IN GRAPEVINE

Autoria de: Eduarda Mendes de Carvalho

Orientação de: Jorge Teodoro de Souza

Coorientação de: José Manoel Ferreira de Lima Cruz

Presidente da banca: Jorge Teodoro de Souza

Primeiro membro da banca: Claudia Rita de Souza

Segundo membro da banca: Pedro Maranha Peche

Terceiro membro da banca: Valter Cruz Magalhães

Quarto membro da banca: Rafaela Araujo Guimarães

Palavras-chaves: Fusarium spp., Patogenicidade, Porta-enxertos, Uva, Vitis vinifera L.

Data da defesa: 30/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 14/12/2023

Data da publicação: 14/12/2023

Referência: Carvalho, E. M. d. Identificação do agente causal da podridão radicular de videira . 2023. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A maioria das videiras são propagadas por enxertia, porém os porta-enxertos utilizados no manejo da poda dupla são suscetíveis à podridão radicular, principalmente em viveiros no sul de Minas Gerais, Brasil. O agente etiológico da podridão radicular ainda é desconhecido, porém análises preliminares indicam a associação constante do gênero Fusarium. A confirmação do agente causal desta doença é extremante necessário para medidas de controle eficazes. Dessa forma, o objetivo da presente pesquisa foi determinar o agente causal da podridão radicular da videira. O teste de patogenicidade foi conduzido utilizando-se 10 isolados do gênero Fusarium, proveniente de mudas com porta-enxertos IAC766 e IAC313 que apresentavam sintomas de podridão radicular. Estacas de videira proveniente do porta-enxerto IAC766 obtidas em vinhedos na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) foram enraizadas e utilizadas para a inoculação dos isolados em casa de vegetação. A base do caule do porta-enxerto foi lesionada antes da inoculação e algodão estéril umedecido foi acondicionado ao lado oposto a fim de manter a umidade e facilitar o processo de infecção. Sobre a lesão foi aderido o micélio fúngico contendo BDA (? 5,0 mm), na qual o grupo controle foi composto por plantas inoculadas apenas com BDA. O delineamento inteiramente casualizado foi utilizado com seis plantas por repetição. Cerca de 60 dias após a inoculação, os caules das mudas foram cortados parar exame dos sintomas em microscópio estereoscópio e o agente causal reisolado de fragmentos sintomáticos. Análises de microscopia eletrônica de varredura também foi realizado para corroborar com os resultados obtidos, determinando o perfil da composição química dos porta-enxerto após o experimento. Após a realização dos ensaios, foi constatado três isolados (JM040, JM041 e JM037) como possíveis agentes causais da podridão radicular da videira. O isolado JM040 foi o mais virulento, com incidência de 100 das plantas, apresentando escurecimento do feixe vascular. O perfil químico do porta-enxerto 766 após inoculação de Fusarium, atestou atividade de defesa da planta com o aumento da concentração de silício (Si) nos feixes vasculares da planta. A identificação destes isolados a nível molecular é importante para conhecer a(s) espécie(s) que está(ão) ocasionando a podridão radicular de mudas em videira, bem como sua biologia e ecologia nos vinhedos.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / agronomia/index.php?dados=20232201910920

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Eduarda Mendes de Carvalho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo