Título: AVALIAÇÃO DE FORMULAÇÕES E DOSES DE INSETICIDAS MICROBIOLÓGICOS NO CONTROLE DE Euschistus heros LAVRAS - MG 2023 ANDRÉ LOPES
Autoria de: Andre Lopes Lima
Orientação de: Bruno Henrique Sardinha de Souza
Coorientação de: Larah Martins Freitas
Presidente da banca: Bruno Henrique Sardinha de Souza
Primeiro membro da banca: Geraldo Carvalho de Andrade
Segundo membro da banca: José Justo Escobar Padilla
Palavras-chaves: Controle microbiano, Percevejo-marrom, Eficiência de controle, Beauveria bassiana, Metarhizium anisopliae.
Data da defesa: 20/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 10/12/2023
Data da publicação: 10/12/2023
Referência: Lima, A. L. AVALIAÇÃO DE FORMULAÇÕES E DOSES DE INSETICIDAS MICROBIOLÓGICOS NO CONTROLE DE Euschistus heros LAVRAS - MG 2023 ANDRÉ LOPES. 2023. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O percevejo-marrom (Euschistos heros) é uma das principais pragas que afetam a cultura da soja no Brasil. Devido ao surgimento de casos de resistência e falta de seletividade dos produtos químicos utilizados, tem-se buscado alternativas no manejo integrado de pragas, como o uso do controle microbiano. Neste estudo, o objetivo foi verificar a eficiência de controle de formulações de microbiológicos em diferentes doses para o controle de E. heros em ambiente controlado. O experimento foi realizado em condições ambientais controladas de laboratório, avaliando-se os seguinte tratamentos T1-controle (sem aplicação) T2-Beauveria bassiana (3Lha) T3-Metarhizium anisopliae (3Lha) T4- Beauveria bassiana Metarhizium anisopliae (2Lha cada) T5-Beauveria bassiana Metarhizium anisopliae (3Lha cada) T6-Beauveria bassiana Metarhizium anisopliae (5Lha cada) T7-Beauveria bassiana Metarhizium anisopliae ?? Formulação on farm 1 (0,5kgha cada) T8- Beauveria bassiana Metarhizium anisopliae - Formulação on farm 2 (0,5Lha cada) T9-Beauveria bassiana Metarhizium anisopliae - Formulação on farm 3 (0,5kgha cada) e T10-Piretrina. O ensaio foi conduzido em recipientes plásticos, onde foram colocadas duas vagens verdes de feijão-comum para servirem de alimento aos percevejos. Cada tratamento foi repetido 10 vezes, utilizando 2 percevejos por repetição. Os tratamentos foram aplicados sobre as vagens utilizando um micropulverizador, liberando-se em seguida duas ninfas de terceiro ínstar. Diariamente, durante 10 dias, foi avaliado o número de insetos vivos a fim de avaliar a eficiência dos produtos no controle da praga. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que apenas o tratamento 6 apresentou diferença significativa com relação a testemunha e ao tratamento 2, sendo que os demais tratamentos não diferiram entre si. Entretanto a porcentagem de controle do tratamento 6 foi de 55,6, sendo necessário portanto integrar outras estratégias de controle ou reajustar sua formulação para que seja um produto de uso satisfatório a campo.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Andre Lopes Lima e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo