Título: INFLUÊNCIA DE SUBDOSES DE INSETICIDAS EM PARÂMETROS DEMOGRÁFICOS DE Spodoptera frugiperda (LEPIDOPTERA NOCTUIDAE)
Autoria de: Igor Guimarães Carvalho
Orientação de: Geraldo Andrade de Carvalho
Coorientação de: Karolina Gomes de Figueiredo
Presidente da banca: Geraldo Andrade de Carvalho
Primeiro membro da banca: Karolina Gomes de Figueiredo
Segundo membro da banca: Livia Aparecida de Souza
Terceiro membro da banca: Alice dos Reis Fortes
Quarto membro da banca: Vanessa Exteckoetter
Palavras-chaves: Efeito subletal, hormese, lagarta-do-cartucho, milho, tabela de vida.
Data da defesa: 20/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 08/12/2023
Data da publicação: 08/12/2023
Referência: Carvalho, I. G. INFLUÊNCIA DE SUBDOSES DE INSETICIDAS EM PARÂMETROS DEMOGRÁFICOS DE Spodoptera frugiperda (LEPIDOPTERA NOCTUIDAE). 2023. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Muitos são os fatores que contribuem para redução da produtividade do milho, dentre eles, insetos praga como as lagartas Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera Noctuidae). O método mais utilizado para o controle dessa praga é o químico, por meio de inseticidas sintéticos, que geralmente causam desequilíbrio biológico e seleção de populações resistentes. O objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos subletais dos inseticidas Avatar® (indoxacarbe) e Lorsban® 480 BR (clorpirifós) sobre S. frugiperda, na concentração letal 25, por meio da análises dos parâmetros de tabela de vida. O controle foi formado apenas por lagartas tratadas com água . O experimento foi conduzido em laboratório, em delineamento inteiramente casualizado, com 100 repetições por tratamento, sendo cada uma formada por uma lagarta de segundo instar. Para aplicação dos tratamentos, as lagartas foram pulverizadas via torre de Potter Avaliou-se a longevidade dos insetos, duração dos períodos larval e pupal e fecundidade para cálculos de parâmetros demográficos da tabela de vida. As avaliações foram feitas à cada 24 horas até a morte do último indivíduo. Constatou-se que indoxacarbe prolongou o período de oviposição dos insetos e reduziu a taxa intrínseca de crescimento (r), taxa finita de crescimento (?) e taxa de reprodução básica (R0). Referente ao tempo total de desenvolvimento, os inseticidas não afetaram esse parâmetro. Os resultados obtidos demonstraram que subdoses dos inseticidas avaliados causaram efeitos diferenciados em parâmetros biológicos da praga e, por isso, estudos nesse contexto devem ser mais explorados para obtenção de informações que permitam o aprimoramento de programas de manejo integrado de S. frugiperda, visto que doses menores em geral, causam menor impacto sobre os parâmetros biológicos reguladores do seu crescimento populacional.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Igor Guimarães Carvalho e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo