Título: EFICÁCIA DE INSETICIDAS UTILIZADOS NO CONTROLE DO PERCEVEJO-MARROM-DA-SOJA Euchistus heros (FABRICIUS) (HEMIPTERA PENTATOMIDAE) NA CULTURA DA SOJA
Autoria de: Pedro Augusto Pinheiro de Paula
Orientação de: Geraldo Andrade de Carvalho
Coorientação de: Júlia Assunção de Castro Oliveira
Presidente da banca: Geraldo Andrade de Carvalho
Primeiro membro da banca: Júlia Assunção de Castro Oliveira
Segundo membro da banca: Livia Aparecida de Souza
Terceiro membro da banca: Franciele Silva de Armas
Palavras-chaves: Soja, Percevejo-marrom, Eficácia, Inseticidas, Controle químico.
Data da defesa: 27/11/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 02/12/2023
Data da publicação: 02/12/2025
Referência: Paula, P. A. P. d. EFICÁCIA DE INSETICIDAS UTILIZADOS NO CONTROLE DO PERCEVEJO-MARROM-DA-SOJA Euchistus heros (FABRICIUS) (HEMIPTERA PENTATOMIDAE) NA CULTURA DA SOJA. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A soja (Glycine max L.) é o principal grão produzido no Brasil, proporcionando ao país o título de maior produtor mundial da cultura. No entanto, a produção desse grão enfrenta diversos desafios como a incidência de doenças e pragas, a exemplo do percevejo-marrom (Euschistus heros) (Fabricius, 1974) (Hemiptera Pentatomidae). Essa praga pode causar sérios danos aos grãos, prejudicando a qualidade destes e afetando diretamente a produtividade da lavoura. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia de inseticidas no controle do percevejo-marrom na cultura da soja. O experimento foi instalado na área experimental da Rehagro Pesquisa, localizada no munícipio de Nazareno-MG. Utilizou-se a cultivar BMX Exata IPRO para observar e comparar a mortalidade de indivíduos adultos de percevejo em áreas tratadas sem qualquer aplicação de inseticidas ou aplicando-se diferentes inseticidas registrados para a cultura e alvo, sendo eles Curbix, Hero, Zeus, Expedition, Engeo Pleno S, Galil, Talismã, Politrin ou Fastac Duo, somando-se 10 tratamentos, seguindo as recomendações de bula para a cultura da soja, tendo como alvo o percevejo-marrom. O experimento foi instalado de acordo com o delineamento em blocos casualizados (DBC), com quatro repetições. As parcelas foram constituídas de vinte linhas espaçadas a 0,5 m, com comprimento de 5 m, totalizando-se uma área de 25 m² por parcela, com área útil de 12,5 m². As aplicações foram realizadas na linha da cultura e a eficácia dos tratamentos foi avaliada aos 4, 7 e 14 dias após aplicação dos inseticidas. Uma vez realizada a coleta de dados, realizou-se a análise estatística através do software estatístico R, constatando diferença significativa na mortalidade dos percevejos entre os tratamentos, sendo o inseticida Engeo Pleno S (Lambda-cialotrina - 106 g Tiametoxam-141 g) na dose de 0,3 Lha o tratamento com melhor desempenho aos 4, 7 e 14 dias após a aplicação. Os resultados deste estudo indicam que a dose recomendada pelo fabricante para os inseticidas recomendados no manejo de E. heros não corresponde à eficácia real desses produtos. Assim, é aconselhável a realização de novas pesquisas para avaliar tanto a eficácia desses produtos quanto as doses adequadas para o controle dessa praga.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Pedro Augusto Pinheiro de Paula e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo