SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: APLICAÇÃO DE BIOESTIMULANTES E INSETICIDA NO MANEJO DE INSETOS SUGADORES E DOENÇAS NA PRODUTIVIDADE EM MILHO

Autoria de: Jean Machado Freire

Orientação de: Bruno Henrique Sardinha de Souza

Coorientação de: José Justo Escobar Padilla

Presidente da banca: Bruno Henrique Sardinha de Souza

Primeiro membro da banca: Larah Martins Freitas

Segundo membro da banca: Thayla Fróes Rodrigues Martins

Palavras-chaves: milho, MIP, cigarrinha-do-milho, inseticida, produtividade

Data da defesa: 29/11/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-2

Data da versão final: 12/12/2023

Data da publicação: 12/12/2023

Referência: Freire, J. M. APLICAÇÃO DE BIOESTIMULANTES E INSETICIDA NO MANEJO DE INSETOS SUGADORES E DOENÇAS NA PRODUTIVIDADE EM MILHO. 2023. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: A cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis) está entre as principais pragas da cultura do milho. Destaca-se por ser uma praga de difícil controle, podendo causar perdas de até 100 na produção, devido aos danos diretos ocasionados pela sucção de seiva e injeção de toxinas das ninfas e adultos, e aos danos indiretos ocasionados pela transmissão de microrganismos causais de doenças. Assim, é necessário buscar novas estratégias de controle que possam ser adotadas no MIP. Os bioestimulantes e bioinseticidas são tecnologias com grande potencial de emprego na agricultura. Porém, ainda é necessário elucidar as interações entre esses dois grupos de produtos, a fim de melhor entender os efeitos nas plantas na eficiência de controle de insetos sugadores e doenças e os impactos na produtividade. O objetivo deste trabalho foi avaliar em condições de campo os efeitos da aplicação foliar de bioestimulantes e bioinseticida microbiológico, isolada e em mistura com inseticida químico, na infestação de insetos sugadores e os impactos na produtividade do milho. O experimento foi realizado em uma área experimental da Universidade Federal de Lavras - UFLA, em delineamento em blocos casualizados, com 10 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos foram constituídos pelos bioestimulantes Stayflex® (200 mlha) e Fulland® (500 mlha), bioinseticida microbiológico DuoFunghi® (250 mlha), e o inseticida químico Sperto® (250 gha) aplicados de forma isolada ou em combinações em estratégias de manejo. Os tratamentos foram aplicados nos estádios fenológicos V2, V4 e V6, sendo realizadas avaliações da incidência de insetos sugadores uma semana após as aplicações. Para a avaliação de produtividade, foram colhidas 10 espigas ao acaso de 10 plantas das duas linhas centrais de cada parcela ao final do ciclo. Não houve diferença significativa entre os tratamentos para incidência de insetos sugadores e doenças, assim como na produtividade de grãos em função dos tratamentos. Em valores numéricos, os tratamentos com DuoFunghi e SpertoStayFlexDuoFunghi apresentaram melhores resultados de produtividade.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / agronomia/index.php?dados=20232201810172

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jean Machado Freire e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo