Título: Enxertia de Pitaia utilizando diferentes variedades copa e porta enxerto
Título alternativo: PITAIA GRAFTING DIRECTLY IN THE FIELD USING DIFFERENT VARIETIES CUP AND ROOTSTOCk
Autoria de: Laio Porto Vieira
Orientação de: Leila Aparecida Salles Pio
Coorientação de: Carlos Henrique Milagres Ribeiro
Presidente da banca: Leila Aparecida Salles Pio
Primeiro membro da banca: Carlos Henrique Milagres Ribeiro
Segundo membro da banca: Denny Oswaldo Páez Pinango
Terceiro membro da banca: Nazaro Cavalcante Bandeira Neto
Palavras-chaves: Cactácea, compatibilidade, enxertia, propagação, cacti
Data da defesa: 01/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 22/12/2023
Data da publicação: 22/12/2023
Referência: Vieira, L. P. Enxertia de Pitaia utilizando diferentes variedades copa e porta enxerto. 2023. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O cultivo de pitaia vem sendo cada vez mais valorizado no mercado interno brasileiro, devido suas características de rusticidade, elevado valor de comercialização, produção precoce e com grandes ganhos por área cultivada. Porém são necessárias pesquisas relacionadas ao seu método de propagação. A enxertia é uma técnica amplamente utilizada na fruticultura, e tem muitos benefícios, como porta-enxertos com bom enraizamento e resistentes a doenças. O enxerto possibilita a quebra do período juvenil da planta e possibilita a troca de produção para uma nova cultivar. Nesse contexto objetivou-se com este trabalho estudar a compatibilidade e pegamento de enxertos e porta-enxertos de diferentes cultivares de pitaia. O experimento foi instalado no município de Ingaí, na propriedade rural denominada Serra da Soca, com duas variedades de porta-enxerto Cebra e Orejona e com cinco variedades de enxertos American Beaulty, Golden, Dark Star, Viatnamese White e Physical Graffiti. Foi utilizada a enxertia por substituição de broto, os porta-enxertos foram podados mantendo apenas um segmento de cladódio, sem ramos laterais, então realizou se uma torção no cladódio da ponteira o retirando deixando o câmbio vascular exposto junto com a parte lenhosa central onde foi feito um corte em bisel, esta parte lenhosa serviu de sustentação e encaixe para o enxerto usando uma fita para firmar o enxerto ao porta-enxerto. O Delineamento experimental foi em blocos casualizados (DBC), em fatorial 2 x 5 (porta-enxertos x enxertos). Os parâmetros avaliados foram porcentagem de pegamento e comprimento dos enxertos aos 54, 78, 131 e 181 dias após enxertia. Os dados de porcentagem de pegamento e comprimento médio dos enxertos aos 188 dias após a enxertia foram submetidos à análise de variância, e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5 de probabilidade. Já para avaliação da porcentagem de enxertos vivos ao longo dos dias após a enxertia utilizou-se a estatística descritiva por meio de gráficos de coluna, elaborados no programa Microsoft Excel. De posse dos resultados, observa-se que o porta-enxerto influência na porcentagem de pegamento e comprimento de enxertos nas diferentes variedades de pitaia. A variedade de pitaia Phsysical apresenta um maior pegamento e comprimento de enxertos quando enxertada no porta-enxerto Orejona. Já a variedade de pitaia Golden apresenta um maior pegamento e comprimento de enxertos quando enxertada no porta-enxerto Cebra. Conclui-se que a enxertia é uma prática viável, e em algumas variedades apresentando compatibilidade e um bom pegamento dos enxertos, sendo necessários mais estudos em relação ao desenvolvimento das plantas e produção de frutos.
Abstract: Dragon fruit cultivation has been increasingly valued in the Brazilian domestic market, due to its rustic characteristics, high commercial value, early production and large gains per cultivated area. However, research related to its propagation method is necessary. Grafting is a technique widely used in fruit growing, and has many benefits, such as rootstocks that root well and are resistant to diseases. The graft makes it possible to break the plants juvenile period and makes it possible to switch production to a new cultivar. In this context, the objective of this work was to study the compatibility and adherence of grafts and rootstocks of different dragon fruit cultivars. The experiment was installed in the municipality of Ingaí, on the rural property called Serra da Soca, with two varieties of rootstock Cebra and Orejona and with five varieties of grafts American Beautyy, Golden, Dark Star, Viatnamese White and Physical Graffiti. Bud replacement grafting was used, the rootstocks were pruned keeping onl
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Laio Porto Vieira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo