SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: TECNICAS AGRONOMICAS NO CRESCIMENTO DO CAFEEIRO APOS A RECEPA

Autoria de: Gustavo Antonio Russo

Orientação de: Dalyse Toledo Castanheira

Coorientação de: Samuel Henrique Braga da Cunha

Presidente da banca: Dalyse Toledo Castanheira

Primeiro membro da banca: Samuel Henrique Braga da Cunha

Segundo membro da banca: Ademilson de Olivvira Alecrim

Palavras-chaves: Agua, Cafeicultura, Condicionadores de solo, Fertilizantes, Coffea arabica

Data da defesa: 17/07/2023

Semestre letivo da defesa: 2023-1

Data da versão final: 28/07/2023

Data da publicação: 28/07/2023

Referência: Russo, G. A. TECNICAS AGRONOMICAS NO CRESCIMENTO DO CAFEEIRO APOS A RECEPA. 2023. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

Resumo: O uso da água na cafeicultura é um dos principais constituintes para que ocorra um bom desenvolvimento da planta. Diante das adversidades climáticas e com as chuvas irregulares, algumas técnicas agronômicas podem ser utilizadas para minimizar os efeitos do déficit hídrico em plantações de café sequeiro. Objetivou-se com este trabalho, avaliar o crescimento das brotações de cafeeiros em sequeiro após a recepa, submetidos as diferentes técnicas agronômicas. O experimento foi implantado na cidade de Lavras, no setor de Cafeicultura na Universidade Federal de Lavras ???????? UFLA, foi usado a espécie Coffea arábica, cultivar Mundo Novo IAC 379-19, implantado em dezembro de 2016 e recepado em setembro de 2021. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso com três repetições. Os fatores em estudo foram dispostos em um esquema fatorial 3x2x5, representando um total de 30 tratamentos, alocados na área experimental em parcelas subsubdivididas. Nas parcelas, foram estudados três tipo de cobertura de solo (filme de polietileno, capim braquiária em manejo ecológico e vegetação espontânea), dois tipos de fertilizantes (convencional e de liberação controlada) e cinco tipos de condicionadores de solo (casca de café, gesso agrícola, polímero retentor de água, composto orgânico e testemunha). As variáveis de crescimento analisadas serão, altura, diâmetro do caule e diâmetro da copa do broto. Após as coletas de dados, foram realizadas análises estatísticas através do programa estatístico R, foi realizada a análise de variância ao nível de 5 de probabilidade, e estudo das médias por meio da sobreposição do erro padrão da média.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / agronomia/index.php?dados=20231201720179

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gustavo Antonio Russo e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo