Título: APAE VERDE UMA AÇÃO COMUNITÁRIA VIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Título alternativo: APAE VERDE A COMMUNITY ACTION THROUGH EXTENSION UNIVERSITY
Autoria de: Otávio Canestri de Souza Andrade
Orientação de: Christiane Augusta Diniz Melo
Presidente da banca: Christiane Augusta Diniz Melo
Primeiro membro da banca: Josias Reis Flausino Gaudêncio
Segundo membro da banca: Luana Xavier Ramos
Palavras-chaves: Agricultura, inclusão social, jardinagem, deficiência intelectual, APAE.
Data da defesa: 24/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 28/07/2023
Data da publicação: 28/07/2023
Referência: Andrade, O. C. d. S. APAE VERDE UMA AÇÃO COMUNITÁRIA VIA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. 2023. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A inclusão e a igualdade de oportunidades são valores fundamentais em uma sociedade justa e democrática. Infelizmente, muitas crianças portadoras de deficiência enfrentam desafios significativos para participar plenamente da vida social, educacional e comunitária. Nesse sentido, trabalhos comunitários e de assistência à essas pessoas se mostram como alternativas eficazes e que contribuem com a inclusão social. Este Trabalho de Conclusão de Curso visa descrever o projeto de extensão e ação comunitária intitulado APAE Verde, realizado durante o período de 01 de Abril de 2018 a 06 de Dezembro de 2018 na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Lavras ?? Minas Gerais. Objetivou-se nesse projeto proporcionar um ambiente de aprendizado e bem-estar aos alunos da Associação, promovendo atividades práticas que estimulassem as interações sociais e a parte cognitiva das crianças, como oficinas de jardinagem, cuidados básicos com as plantas e aulas lúdicas sobre a importância da agricultura e do meio ambiente. Foram criados espaços de cultivo, como uma horta comum e um jardim, onde as crianças puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos, cultivando as plantas de forma responsável e sustentável, melhorando também o projeto paisagístico da Associação. Além dessas ações, a APAE Verde também promoveu atividades de conscientização ambiental no Departamento de Cafeicultura (InovaCafé) do campus da UFLA em Lavras ?? Minas Gerais, por meio de palestras e conversas educativas sobre a importância da preservação do meio ambiente e da utilização de boas práticas agrícolas. O projeto foi desenvolvido por meio de uma parceria dos núcleos de estudos NECAF (Núcleo de Estudos em Cafeicultura UFLA) e NEPAFLOR (Núcleo de Estudos em Paisagismo e Floricultura da UFLA), bem como de professores e outros colaboradores voluntários. Os resultados obtidos com o projeto se mostraram positivos, evidenciando o envolvimento e aprendizagem das crianças participantes. Foi observado um aumento no interesse e curiosidade das crianças em relação ao mundo das plantas, bem como uma melhoria expressiva na coordenação motora fina e na comunicação e interação social. O projeto contribuiu para fortalecer os laços entre a APAE e a comunidade local, promovendo a inclusão e o protagonismo das crianças com deficiência na Universidade. Diante dos resultados alcançados, a APAE Verde mostrou-se como uma ação comunitária efetiva, capaz de promover o aprendizado, a inclusão e o cuidado com o meio ambiente. Acredita-se que projetos semelhantes possam ser replicados em outras instituições, confiantes para a formação integral das crianças com deficiência e para a conscientização da sociedade em relação à importância da inclusão e do respeito ao meio ambiente.
Abstract: In this work, we aimed to describe the extension project and community action titled APAE Verde, which was carried out from April 1, 2018, to December 6, 2018, at the Association of Parents and Friends of Exceptional Children (APAE) in the city of Lavras, Minas Gerais. The objective of this project was to provide a learning and well-being environment for the students of the association, promoting practical activities that stimulate social interactions and cognitive development of the children, such as gardening workshops, basic plant care, and playful classes on the importance of agriculture and the environment. Cultivation spaces, such as a common garden and a landscape garden, were created where the children could put into practice the acquired knowledge by cultivating plants responsibly and sustainably, also improving the associations landscape project. In addition to these actions, APAE Verde also promoted environmental awareness activities at the Coffee Department (InovaCafé) on the UFLA campus in Lavras, Minas Gerais, through lectures and educational conversations about the importance of environmental preservation and the use of good agricultural practices. In this way, we sought to awaken environmental responsibility in the children, promoting a deeper connection with nature and encouraging them to become active agents in environmental preservation. The project was developed through a partnership between the study groups NECAF (Coffee Studies Group) and NEPAFLOR (Landscape and Floriculture Studies Group) of UFLA, as well as professors and other volunteer collaborators. The results obtained with the project were extremely positive, demonstrating the involvement and learning of the participating children. An increase in the interest and curiosity of the children regarding the plant world was observed, as well as significant improvements in fine motor skills, communication, and social interaction. Furthermore, the project contributed to strengthening the ties between APAE and the local community, promoting inclusion and empowering children with disabilities in the university context. Considering the achieved results, APAE Verde proved to be an effective community action, capable of promoting learning, inclusion, and care for the environment. It is believed that similar projects can be replicated in other institutions, contributing to the holistic development of children with disabilities and raising awareness in society regarding the importance of inclusion and respect for the environment.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Otávio Canestri de Souza Andrade e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo