Título: BIOATIVIDADE DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS DO GÊNERO Cinnamomum PARA Chrysodeixis includens(LEPIDOPTERA NOCTUIDAE)
Autoria de: Maria Luísa Campos Pinheiro
Orientação de: Geraldo Andrade de Carvalho
Coorientação de: Karolina Gomes de Figueiredo
Presidente da banca: Geraldo Andrade Carvalho
Primeiro membro da banca: Karolina Gomes de Figueiredo
Segundo membro da banca: Livia Aparecida de Souza
Terceiro membro da banca: Alice dos Reis Fortes
Quarto membro da banca: Alejandro Sandria Díaz
Palavras-chaves: Soja, lagarta-medideira, produtos botânicos, controle, MIP
Data da defesa: 21/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 28/07/2023
Data da publicação: 28/07/2023
Referência: Pinheiro, M. L. C. BIOATIVIDADE DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE PLANTAS DO GÊNERO Cinnamomum PARA Chrysodeixis includens(LEPIDOPTERA NOCTUIDAE). 2023. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A soja é uma das culturas de maior ocupação territorial e influencia diretamente na economia nacional. Chrysodeixis includens, conhecida popularmente como lagarta falsa-medideira, é um sério problema fitossanitário por se tratar de uma praga polífaga que ataca diversas culturas como o algodão, o girassol e a soja. O uso de inseticidas sintéticos visando ao controle deste noctuídeo tem se mostrado ineficiente em decorrência da utilização de compostos com o mesmo princípio ativo, ocasionando a seleção de populações resistentes. Os óleos essenciais tem sido estudados com o objetivo de encontrar novos ingredientes e compostos ativos que conferem eficiência no controle dessa praga. O objetivo deste trabalho foi avaliar a bioatividade de três óleos essenciais de plantas do gênero Cinnamomum (C. cassia, C. camphora e C. camphora var. linalooliferum) para C. includens por meio de aplicação tópica em lagartas de segundo instar. Para determinar a DL50, os óleos essenciais foram diluídos em acetona, obtendo-se as concentrações de 0, 30, 40, 55, 74 e 100 µg.larva-1. O tratamento controle foi formado pelas lagartas tratadas apenas com acetona. Os bioensaios foram conduzidos em delineamento experimental inteiramente casualizado. Foram utilizadas 50 repetições, sendo cada uma constituída por uma lagarta tratada topicamente com 1?L da solução e mantida de forma individualizada em tubo de vidro. A menor DL50 foi constatada para o óleo essencial de C. cassia (28,17 µg.larva-1), seguida pela do óleo de C. camphora (30,40 µg.larva-1) e por último a do óleo de C. camphora var. linalooliferum (55,15 µg.larva-1 ). Os óleos essenciais avaliados são promissores para o controle de C. includens, porém mais pesquisas são necessárias para identificar o modo de ação desses compostos, além de novos estudos em laboratório e campo.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maria Luísa Campos Pinheiro e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo