Título: INTERFERÊNCIA NO PROCESSO DE QUIMIOTAXIA DOS JUVENIS DE SEGUNDO ESTÁDIO (J2) DE Meloidogyne javanica POR ISOLADOS BACTERIANOS
Autoria de: Pâmella de Sá Caetano
Orientação de: Jorge Teodoro de Souza
Presidente da banca: Jorge Teodoro de Souza
Primeiro membro da banca: Willian César Terra
Segundo membro da banca: Cléber Maximiniano
Terceiro membro da banca: Valter Cruz Magalhães
Palavras-chaves: Meloidogyne javanica, Quimiotaxia, Isolados bacterianos, Reprodução, Galhas
Data da defesa: 15/06/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 15/06/2023
Data da publicação: 15/06/2023
Referência: Caetano, P. d. S. INTERFERÊNCIA NO PROCESSO DE QUIMIOTAXIA DOS JUVENIS DE SEGUNDO ESTÁDIO (J2) DE Meloidogyne javanica POR ISOLADOS BACTERIANOS . 2023. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Meloidogyne javanica é uma das espécies de nematoides das galhas que causa grandes perdas na agricultura tropical. O presente estudo, tem como objetivo avaliar os efeitos de isolados bacterianos sobre a reprodução e quimiotaxia dos juvenis de segundo estádio (J2) de M. javanica. Os experimentos foram realizados com tratamentos constituídos de 20 isolados bacterianos com seis repetições e os controles foram tratados com água destilada. Para a avaliação da reprodução de M. javanica, determinou-se o número de galhas por grama e ovos por grama de raiz de plantas de tomateiro. O índice de quimiotaxia (IC) foi calculado para determinar a atratividade ou repelência dos J2 aos isolados bacterianos em placas de Petri. As análises estatísticas, incluindo os testes de médias foram feitas por meio do software estatístico R. Os resultados obtidos mostram que três isolados bacterianos causaram as maiores reduções no número de galhas por grama e de ovos por grama de raízes, com médias de 34,7 e 44,8, respectivamente. Os mesmos isolados atraíram os J2 de M. javanica. Reduções médias de 26,2 no número de galhas por grama e de 38,7 no número ovos por grama foram observadas para os isolados bacterianos repelentes, enquanto que estas reduções foram de 31,1 para o número de galhas por grama e de 43,4 no número de ovos por grama para os isolados que atraíram os J2 de M. javanica. Portanto, os isolados bacterianos que atraíram os J2 parecem ter maior potencial do que aqueles que repeliram.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Pâmella de Sá Caetano e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo