Título: O SABER TRADICIONAL NA ELABORAÇÃO DE UM BIOINSUMO PARA CONTROLE DE CERCOSPORIOSE (Cercospora coffeicola Berk. Cke.) E FERRUGEM (Hemileia vastatrix Berk. Br.) EM CAFÉ ORGÂNICO
Autoria de: Gabriel Tadashi Oshiro
Orientação de: Luis Claudio Paterno Silveira
Presidente da banca: Luís Claudio Paterno Silveira
Primeiro membro da banca: Pedro Henrique Barbosa de Abreu
Segundo membro da banca: Kulian Basil Santa Cecília Marques
Terceiro membro da banca: Débora Ribeiro Gonçalves
Palavras-chaves: Coffea arabica, produção orgânica, bioinsumo, saber tradicional, controle de pragas e doenças
Data da defesa: 21/07/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-1
Data da versão final: 27/07/2023
Data da publicação: 27/07/2023
Referência: Oshiro, G. T. O SABER TRADICIONAL NA ELABORAÇÃO DE UM BIOINSUMO PARA CONTROLE DE CERCOSPORIOSE (Cercospora coffeicola Berk. Cke.) E FERRUGEM (Hemileia vastatrix Berk. Br.) EM CAFÉ ORGÂNICO. 2023. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O café é uma cultura de extrema importância histórica e econômica no Brasil, influenciando diretamente a formação sociocultural da população. Dessa forma, agricultores familiares desenvolveram através de seus saberes tradicionais diferentes técnicas de manejo e processamento do café. Muitas dessas técnicas não só permanecem entre o repertório de conhecimento técnicos desses agricultores, mas também se apresentam como alternativas ao sistema convencional de produção baseado no uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes químicos. Tendo em vista a expansão da cafeicultura orgânica e os promissores mercados deste produto, é fundamental o desenvolvimento de pesquisas envolvendo produtos alternativos para o controle de pragas e doenças no café. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar a eficácia de um bioinsumo elaborado por um agricultor familiar no controle de cercosporiose (Cercospora coffeicola Berk. Cke.) e ferrugem (Hemileia vastatrix Berk. Br.) do cafeeiro. O experimento foi realizado em lavoura de café orgânica comparando a ocorrência e a severidade destas doenças em tratamentos com e sem a aplicação do bioinsumo. O bioinsumo foi produzido a partir da extração aquosa de espécies vegetais, esterco avícola, urina de vaca e microrganismos eficientes (EM). Foram realizadas quatro aplicações mensais de bioinsumo à 5 (janeiro a abril), seguidas de quatro amostragens. Em cada amostragem foram observadas 100 folhas por tratamento, avaliando-as em escala de notas de 1 a 5 de acordo com a severidade das doenças. Conclui-se que o bioinsumo foi eficaz em reduzir a incidência de cercosporiose em café orgânico, enquanto para ferrugem não houve diferença significativa entre os tratamentos.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Gabriel Tadashi Oshiro e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo