Título: Efeitos de doses de calcário incorporado a 40 cm nos atributos químicos do solo e na produtividade da cana-de-açúcar
Autoria de: Viviane Pinheiro Pereira
Orientação de: Silvino Guimaraes Moreira
Coorientação de: Sérgio Hebron Maia Godinho
Presidente da banca: Silvino Guimarães Moreira
Primeiro membro da banca: Sérgio Hebron Maia Godinho
Segundo membro da banca: Josias Reis Flausino Gaudencio
Palavras-chaves: Saccharum spp., Calagem, Fertilidade, Produtividade, Cana-de-açúcar
Data da defesa: 20/03/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 21/03/2023
Data da publicação: 21/03/2023
Referência: Pereira, V. P. Efeitos de doses de calcário incorporado a 40 cm nos atributos químicos do solo e na produtividade da cana-de-açúcar. 2023. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Devido à toxicidade do alumínio, e sua alta concentração em boa parte dos solos brasileiros, a sua neutralização através de práticas corretivas é fundamental para propiciar cultivos agrícolas. Um dos insumos utilizados para esse fim é o calcário, corretivo que, além de neutralizar as formas tóxicas do alumínio, é capaz de fornecer cálcio e magnésio e elevar o pH à faixas ideais para disponibilização dos demais nutrientes. Em função da baixa solubilidade do insumo, recomenda-se que a aplicação do calcário seja seguida de operações para sua incorporação, a fim de que os benefícios da calagem sejam observados ao longo de todo perfil do solo. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi estudar a resposta da aplicação e incorporação de doses de calcário na produtividade da cultura da cana-de-açúcar. O experimento foi conduzido na Destilaria Cristais, adotando-se delineamento em blocos casualizado com 7 doses de calcário (0, 4, 8, 12, 16, 20 e 24 Mg ha-1) e 4 repetições, totalizando-se 28 parcelas de 100 m2 cada. A distribuição de calcário foi feita através do equipamento Bruttus, seguida de incorporação do corretivo com duas gradagens pesadas e posterior destorroamento e acerto do terreno, com duas gradagens niveladoras. Para o plantio da cana-de-açúcar foi utilizada a cultivar RB966928. Durante a condução da lavoura as operações de controle de plantas daninhas, pragas e doenças foram feitas conforme o manejo adotado pela Destilaria. Atingida a maturidade, procedeu-se, de forma manual, a colheita das plantas, realizando a pesagem dos feixes de cana cortados de cada área útil da parcela. Os valores de peso em quilogramas de cana por parcela foram extrapolados para toneladas por hectares. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância (ANAVA), seguida da aplicação de análise de regressão através do programa estatístico SISVAR. A produtividade máxima, de 177,4 Mg ha-1, foi obtida através da aplicação de 20 Mg ha-1 de calcário, no entanto, não se observou diferença significativa entre os resultados de cada tratamento.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Viviane Pinheiro Pereira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo