Título: SISTEMAS DE MANEJO DA PALHA DE CANA-DE-AÇÚCAR
Título alternativo: SUGARCANE STRAW MANAGEMENT SYSTEMS
Autoria de: Pedro Capelossi Avino
Orientação de: Guilherme Vieira Pimentel
Coorientação de: Amanda Chales
Presidente da banca: Guilherme Vieira Pimentel
Primeiro membro da banca: Amanda Chales
Segundo membro da banca: Luiz Silva
Palavras-chaves: Palhada, Saccharum spp, TCH, Cana-de-açúcar, Queimadas
Data da defesa: 14/12/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 15/12/2022
Data da publicação: 15/12/2022
Referência: Avino, P. C. SISTEMAS DE MANEJO DA PALHA DE CANA-DE-AÇÚCAR. 2022. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O manejo adequado de restos culturais da palhada da cana-de-açúcar, tornou-se um desafio com a proibição das queimadas, sendo uma situação preocupante para todos os produtores. Alternativas de manejo tem sido exploradas para minimizar o efeito dessa proibição, dentre elas o enleiramento da palha, o qual consiste na retirada da palha da linha da cana sendo depositada nas entrelinhas, promovendo benefícios como prevenção de erosões, manutenção da umidade do solo e contribuição para a fixação de carbono. Com isso, objetivou-se com o trabalho avaliar o sistema de manejo de enleiramento da palha da cana-de-açúcar. O experimento foi instalado na cachaçaria Bocaina, na data de 13082020, no município de Lavras-MG, com a variedade RB867515, cana soca (2 cortes), em delineamento de blocos casualizados (DBC). Foram feitos 4 (quatro) tratamentos diferentes controle negativo (sem palha na área) controle positivo (com palha na área) sem palha na linha (desenleirado) e enleiramento da palha na entrelinha. Cada tratamento teve 5 repetições e usou-se 4 linhas de cana por tratamento, sendo uma repetição a cada 6 metros na linha, o espaçamento entre as linhas de cana era de 1,2 metros, totalizando uma área de 576 m². Antes da instalação do experimento foi feita uma análise de solo da área. As avaliações se basearam no número de perfilhos e altura de cana nas 2 linhas centrais dos tratamentos. Na colheita realizada dia 22042021 foram coletados todos os colmos na distância de 1 metro em cada repetição nas 2 linhas centrais, esses colmos foram pesados, mediu-se a altura e foi feita a contagem do número de colmos por linha de repetição. Após a tabulação dos dados, foi realizada análise estatística através do programa estatístico Sisvar®. Houve uma diferença significativa de toneladas de colmo por hectare (TCH), o tratamento sem palha na linha (desenleirado) se destacou e teve um elevado TCH em comparação com os tratamentos de controle negativo e controle positivo (o tratamento de enleiramento da palha foi perdido durante a realização do experimento). O tratamento sem palha na linha obteve 149,9 toneladas de colmos por hectare, já o controle negativo teve 91,8 de TCH e o controle positivo teve 145,4 TCH. Diante dos resultados, o tratamento de sem palha na linha (desenleirado) proporcionou uma produtividade maior para à cana soca com a variedade RB867515.
Abstract: The proper management of crop residues from sugarcane straw became a challenge with the ban on burning, which is a worrying situation for all producers. Management alternatives have been explored to minimize the effect of this prohibition, among them straw windrowing, which consists of removing straw from the sugarcane line being deposited between the lines, promoting benefits such as erosion prevention, maintenance of soil moisture and contribution for carbon. Therefore, the objective of this work is to evaluate sugarcane straw management systems. The experiment was installed in the ?Bocaina cachaçaria??, on 08132020 in LavrasMG municipality, with the variety RB867515, ratoon cane (2 cut), in a randomized block design (DBC). Four different treatments were performed negative control (without straw in the area), positive control (with straw in the area), without straw in the row (unraveled) and raking the straw between the rows. Each treatment had 5 replications and 4 rows of cane were used per treatment, on
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Pedro Capelossi Avino e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo