Título: ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO AMARELO TÍPICO DE CERRADO EM RESPOSTA A CALAGEM E ADUBAÇÃO MINERAL
Autoria de: Lucas Lorenzon Resende Lima
Orientação de: Luiz Roberto Guimaraes Guilherme
Coorientação de: Mariana Rocha de Carvalho
Presidente da banca: Luiz Roberto Guimarães Guilherme
Primeiro membro da banca: Aline Oliveira Silva
Segundo membro da banca: Maila Adriely Silva
Palavras-chaves: Calagem, Enzimas, Fertilizantes, Manejo nutricional, Microrganismos
Data da defesa: 13/12/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 19/01/2023
Data da publicação: 19/01/2023
Referência: Lima, L. L. R. ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE UM LATOSSOLO VERMELHO AMARELO TÍPICO DE CERRADO EM RESPOSTA A CALAGEM E ADUBAÇÃO MINERAL. 2023. 62 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: Os atributos microbiológicos são apontados como importantes indicadores da qualidade do solo, visto que respondem rapidamente às práticas de manejo e alterações no solo. O manejo nutricional através do emprego de fertilizantes afeta a atividade enzimática e, por conseguinte a fertilidade do solo, uma vez que as enzimas estão envolvidas na dinâmica dos nutrientes no solo. Neste sentido, buscou-se neste estudo investigar os efeitos da fertilização principalmente com nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), enxofre (S) e micronutrientes na atividade enzimática de um Latossolo Vermelho Amarelo típico da região do Cerrado no Brasil. A fim de apurar esse efeito, foi analisada a atividade das enzimas ??-glicosidase (??-G), fosfatase ácida (FAC) e alcalina (FAL) e arilsulfatase (AR) e da atividade da hidrólise do diacetato de fluoresceína (FDA) sob os seguintes tratamentos Controle (sem fertilização), NKSm (N, K, S e micronutrientes) e NPKSm (N, P, K, S e micronutrientes), em dois níveis de calagem (com e sem calagem). Os resultados indicaram que as enzimas mais afetadas pelos tratamentos de adubação foram a arilsulfatase, fosfatase ácida e alcalina. Porém observou-se que a mudança de pH (potencial hidrogeniônico) proporcionada pela calagem teve efeito preponderante no comportamento enzimático de todas as enzimas, que apresentaram respostas diferenciadas. A enzima arilsulfatase mostrou-se sensível a presença de S, e as fosfatases ácidas e alcalinas a presença de P, uma vez que são enzimas induzíveis e logo suas atividades são amplamente determinadas pela presença destes elementos. A enzima ??-glicosidase não demonstrou mudança em sua atividade devido ao manejo de calagem, o que indica que esta pode ser uma ótima enzima no monitoramento da qualidade do solo, pois não é afetada por essa prática agrícola amplamente empregada e que poderia comumente alterar os resultados. Conclui-se através dos resultados que a atividade das enzimas estudadas podem ser indicadores úteis da dinâmica de fertilidade de solo, e que calagem e adubação afetam sua atividade regulando a transformação de nutrientes no solo. Assim depreende-se que o pH e disponibilidade de nutrientes são agentes determinantes para a atividade enzimática e microbiológica do solo. Com isso cuidados são oportunos no manejo destes fatores a fim de minimizar quaisquer impactos negativos na disponibilidade de nutrientes.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Lucas Lorenzon Resende Lima e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo