Título: MANEJO DO SOLO, NUTRIÇÃO E CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS NO CAFEEIRO RELATÓRIO DE ESTÁGIO REALIZADO NA FAZENDA ALTO DAS SERIEMAS
Autoria de: Maria Clara dos Santos Tavares
Orientação de: Rubens Jose Guimaraes
Presidente da banca: Rubens José Guimarães
Primeiro membro da banca: Clayton Grillo Pinto
Segundo membro da banca: Elisângela Aparecida da Silva
Palavras-chaves: Coffea arabica, manejo da cafeicultura, pragas e doenças, assistência técnica agronômica, relatório de estágio.
Data da defesa: 10/03/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 21/03/2023
Data da publicação: 21/03/2023
Referência: Tavares, M. C. d. S. MANEJO DO SOLO, NUTRIÇÃO E CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS NO CAFEEIRO RELATÓRIO DE ESTÁGIO REALIZADO NA FAZENDA ALTO DAS SERIEMAS. 2023. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A cafeicultura é uma das atividades agrícolas mais importantes no Brasil, sendo responsável pela geração de empregos e por movimentar a economia do país. O cafeeiro apresenta ciclo fenológico bienal, no qual ocorre um ano de alta produtividade, seguido por outro de baixa produtividade. Dentre as espécies descritas, no Brasil, há predomínio do cultivo da espécie Coffea arabica. São vários os fatores que contribuem para aumento da produtividade do cafeeiro, como a nutrição mineral, o manejo do solo, e o controle de pragas e doenças. Sendo assim, para alcançar altas produtividades é fundamental que se tenha um bom planejamento, conhecimento técnico e manejo adequado da lavoura. Nesse sentido, a consultoria técnica agronômica se torna essencial para orientar o produtor nas melhores práticas agrícolas, assim como ajudá-lo a alcançar altas produtividades e rentabilidade em sua propriedade. Diante deste contexto, objetivou-se com esse estágio, adquirir maior conhecimento técnico e prático relacionados ao manejo do cafeeiro por meio da consultoria técnica agronômica, bem como entender a realidade do produtor no campo. O estágio foi realizado na Fazenda Alto das Seriemas, localizada no município de Nazareno, Minas Gerais, a 960 m de altitude. Atualmente a propriedade abrange uma área de 60 hectares de café, sendo composta por cinco variedades Acauã Novo, Arara, Bourbon amarelo, Catuaí amarelo IAC 62 e Catuaí vermelho IAC 99. As visitas para consultoria técnica foram realizadas na presença do agrônomo e responsável técnico pela cafeicultura Clayton Grillo Pinto. Dentre as principais atividades realizadas destacam-se manejo da adubação e correção do solo, controle de pragas e doenças, controle de plantas daninhas e elaboração do plano de recomendações técnicas. Durante o estágio, foi possível compreender na prática os processos de produção do cafeeiro e a importância de um profissional qualificado para orientar quanto aos manejos. Além de crescimento técnico e pessoal, a experiência do estágio possibilitou conhecer a realidade do cafeicultor no campo e entender suas principais dificuldades quanto ao cultivo do cafeeiro.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Maria Clara dos Santos Tavares e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo