Título: USO DE FERTILIZANTES DE LIBERAÇÃO CONTROLADA EM TRIGO
Título alternativo: USE OF CONTROLLED RELEASE FERTILIZERS IN WHEAT
Autoria de: Rafaela de Oliveira Figueiredo
Orientação de: Jose Maria Villela Padua
Presidente da banca: José Maria Villela Pádua
Primeiro membro da banca: Lara Eduarda Silva Viol
Segundo membro da banca: Gabriel da Silva Miguel
Palavras-chaves: Triticum aestivum L., Adubação nitrogenada, Sul de Minas Gerais, Polyblen milho, Fertilizante de liberação controlada.
Data da defesa: 20/03/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 21/03/2023
Data da publicação: 21/03/2023
Referência: Figueiredo, R. d. O. USO DE FERTILIZANTES DE LIBERAÇÃO CONTROLADA EM TRIGO. 2023. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: A escolha certa da fonte, dose e época de aplicação do fertilizante nitrogenado contribui para minimizar as perdas de nitrogênio (N). O presente trabalho tem como objetivo avaliar as consequências em produtividade do uso de novas tecnologias em adubação nitrogenada na cultura do trigo de sequeiro. Para tal fim, os ensaios foram realizados na Fazenda Experimental da Universidade Federal de Lavras (Fazenda Muquém) no município de LavrasMG. Foram avaliadas 27 cultivares de trigo em dois sistemas de adubação nitrogenada, sendo um considerado convencional (MAP para semeadura e Ureia para cobertura) e o segundo utilizando o nitrogênio de liberação controlada, Polyblen Milho (27-17-00). O delineamento experimental foi o de blocos casualizados no esquema fatorial com os fatores cultivares e tipo de adubação. As características avaliadas foram produtividade em kg.ha-1, peso do hectolitro em kg.hl-1, incidência de brusone, altura da espiga e peso de mil grãos. Após a coleta dos dados, foi feita a análise de variância e posterior teste de médias utilizando o software R. Buscou-se também fazer análise econômica do custo do MAP, Ureia e Polyblen, bem como o retorno em produtividade. Como resultados para produtividade de grãos foi observado que tanto a interação como a interação entre eles foram significativos. No teste de médias, o uso da adubação convencional se mostrou mais produtiva que o uso do fertilizante de liberação controlada. Essa situação foi semelhante para as demais características com exceção do peso hectolitro na qual não foram detectadas diferenças significativas. Conclui-se que existe interação entre os fatores para as principais características avaliadas e diferença significativa na interação entre os fatores bem como para os mesmos isolados.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Rafaela de Oliveira Figueiredo e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo