Título: Projeto de implantação de uma empresa de micro torrefação e moagem de café na região do Sul de Minas
Autoria de: Dieralti Ramos Marcelino
Orientação de: Wilson Magela Goncalves
Presidente da banca: Wilson Magela Gonçalves
Primeiro membro da banca: Luciane Vilela Resende
Segundo membro da banca: Patrick Lopes Gualberto
Palavras-chaves: Plano de negócios, café, viabilidade, gourmet, torrefação
Data da defesa: 16/03/2023
Semestre letivo da defesa: 2022-2
Data da versão final: 21/03/2023
Data da publicação: 21/03/2023
Referência: Marcelino, D. R. Projeto de implantação de uma empresa de micro torrefação e moagem de café na região do Sul de Minas. 2023. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O plano de negocio se base no empreendimento de um micro torrefador que visa trabalhar inicialmente com pacotes de café torrado e moídos sendo 100 a base de arábica na quantidade de 250g e 500g, mas que futuramente poderá trabalhar como outros produtos como café apenas torrado, quantidades maiores entre outras possibilidades. Como objetivo de mercado pretende-se atingir unidades familiares com poder aquisitivo do tipo classe médias baixas a classe média alta, que não tem existência tão grande quanto às classes A, mas que não abrem mão de produto de qualidade e com característica de 100 Arábica. Também se pretende atingir outros segmentos como unidades comerciais, por exemplo, bares, restaurantes, lanchonetes ou unidades industriais e empresas no ramo alimentício que prestaram serviços a clubes, hospitais, governos e etc. Os canais para a comercialização poderão ser via física tradicional e também lançando mão da comercialização digital tanto como site próprio como em sites terceirizados que possam colocar os produtos em foco. Marketing também será baseado em grande parte na divulgação digital, reduzindo custo e possibilitando raio de alcance realmente muito grande aliado com uma postura empresarial firme que tenha objetivo de manter a qualidade do produto, garantindo uma boa imagem junto ao público consumidor e concomitantemente estabelece uma política permanente de ganhos de produtividade e redução de custos. O local a ser instalada a empresa se encontra no município de Três Pontas, Minas Gerais em terreno já proprietário.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Dieralti Ramos Marcelino e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo