Título: DINÂMICA DA RADIAÇÃO SOLAR E RESPOSTAS PRODUTIVAS EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS
Autoria de: Samuel Galvao Orlando
Orientação de: Felipe Schwerz
Presidente da banca: Felipe Schwerz
Primeiro membro da banca: Rafael Peron Castro
Segundo membro da banca: Victor Buono da Silva Baptista
Palavras-chaves: Agrometeorologia, Sistemas agroflorestais, Agricultura orgânica, Sistemas integrados de produção, Agroecologia
Data da defesa: 26/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 27/09/2022
Data da publicação: 27/09/2022
Referência: Orlando, S. G. DINÂMICA DA RADIAÇÃO SOLAR E RESPOSTAS PRODUTIVAS EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS. 2022. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O sistema agroflorestal (SAF) pode ser estipulado como o cultivo de espécies arbóreas e agrícolas em uma mesma área. No entanto, a integração de diferentes espécies de plantas com características eco fisiológicas distintas requer o estudo de estratégias de manejo visando o entendimento das respostas produtivas do sistema. Deste modo, o estudo pretendeu avaliar a produtividade e a dinâmica da radiação solar no sistema agroflorestal implantado no Sítio Trovão, Ijaci-MG. Objetivou-se avaliar as respostas de plantas frutíferas, hortaliças e aromáticas que estão em consórcio com plantas de adubação verde. Para esta finalidade, foram utilizadas parcelas experimentais com a área de um metro quadrado cada. A fim de avaliar as condições microclimáticas locais ao longo do ano de 2021, foram realizadas avaliações quinzenais de radiação solar e temperatura do ar com o auxílio de um medidor de radiação e um termômetro digital no horário entre as dez e as catorze horas. As medidas foram feitas em cinco posições diferentes sobrea área de cada parcela de hortaliças e quatro posições diferentes nas plantas frutíferas. As avaliações de produtividade foram realizadas após a colheita mensurando a matéria seca produzida em cada parcela. Além disso foram feitas avali-ações de crescimento nas plantas frutíferas de citros e banana, tais como altura, diâ-metro do colo, diâmetro à altura do peito e projeção da copa. Os resultados de produti-vidade deste estudo demonstraram que as espécies cultivadas nesse ambiente não apre-sentaram danos econômicos tendo boas condições fitossanitárias. Os dados das avalia-ções de radiação solar interceptada e de temperatura do ar e do solo demostraram dife-renças nas médias quinzenais e mensais entre as parcelas analisadas nas diferentes espécies ao longo do ano, indicando a variabilidade nas condições microclimáticas inerentes ao arranjo espacial dos cultivos com as espécies ocupando diferentes estra-tos. Constata-se que o desenvolvimento e a produtividade das espécies de plantas frutí-feras, hortaliças e aromáticas integradas em um sistema agroflorestal demonstrou uma boa capacidade produtiva perante as condições edafoclimáticas da região, o arranjo espacial e mediante o uso dos tratamentos voltados para um sistema orgânico e produção.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Samuel Galvao Orlando e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo