SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: BIOINSETICIDAS VEGETAIS EM MISTURA COM INSETICIDA QUÍMICO NA MORTALIDADE DA BROCA-DO-CAFÉ EM LABORATÓRIO

Autoria de: Vitor Francisco Gomes

Orientação de: Bruno Henrique Sardinha de Souza

Coorientação de: Evaristo Mauro de Castro

Presidente da banca: Bruno Henrique Sardinha de Souza

Primeiro membro da banca: Fernanda da Silva Ferreira

Segundo membro da banca: José Justo Escobar Padilla

Palavras-chaves: Hypothenemus hampei, bioinsumos, eficiência de controle, MIP, cafeicultura

Data da defesa: 21/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 26/09/2022

Data da publicação: 26/09/2022

Referência: Gomes, V. F. BIOINSETICIDAS VEGETAIS EM MISTURA COM INSETICIDA QUÍMICO NA MORTALIDADE DA BROCA-DO-CAFÉ EM LABORATÓRIO. 2022. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A cafeicultura é uma das mais importantes atividades agrícolas desenvolvidas no Brasil, que se destaca como o maior produtor e exportador mundial da commodity. O controle de insetos-praga é um grande desafio na cultura cafeeira, visto que moléculas químicas que eram utilizadas não apresentam eficiência satisfatória ou foram retiradas do mercado devido à alta toxicidade. A broca-do-café Hypothenemus hampei (Coleoptera Curculionidae Scolytinae) é considerada a principal espécie praga da cafeicultura em nível mundial por causar danos diretamente nos grãos de café, sendo seu controle de extrema importância para não acarretar perdas qualitativas e quantitativas. O controle químico da praga dispõe de poucos produtos registrados, e assim, o manejo integrado de pragas tem sido cada vez mais necessário para manter as populações abaixo do nível de dano econômico. Algumas estratégias de manejo integrado têm sido avaliadas e apresentam resultados promissores, como o uso de misturas entre bioinseticidas e inseticidas químicos. Este trabalho avaliou a eficiência de controle da broca-do-café em laboratório com bioinseticidas vegetais (PREV-AM®, OR-564 e OR-585) aplicados isoladamente e em mistura com inseticida à base de clorantraniliprole abamectina (Voliam Targo®). O experimento foi realizado em condições ambientais controladas em placas de Petri em delineamento inteiramente casualizado, avaliando oito tratamentos T1) testemunha (água) T2) Voliam Targo (2,5 mLL) T3) PREV-AM (5mLL) T4) OR-564 (5 mLL) T5) OR-585 (8mLL) T6) Voliam Targo PREV-AM (2,5 2,5 mLL) T7) Voliam Targo OR-564 (2,5 2,5 mLL) e T8) Voliam Targo OR-585 (2,5 4 mLL). Cada repetição consistiu de uma placa forrada com papel filtro e cinco fêmeas de H. hampei, totalizando cinco repetições por tratamento. Os insetos foram expostos às soluções inseticidas por meio de imersão em um béquer com cada tratamento, envoltos em um pedaço de tecido voile. A mortalidade da broca-do-café foi avaliada diariamente por 3 dias após aplicação (DAA), período suficiente para que o inseticida padrão atingisse 80. Houve diferença significativa da interação tratamento x tempo na mortalidade da broca-do-café. Os tratamentos T6, T7 e T8 proporcionaram menores médias de insetos vivos nas avaliações de 1DAA e 2DAA, diferindo dos demais tratamentos e similar ao inseticida aplicado isoladamente (T2). O tratamento T6 causou 100 de controle na avaliação de 1DAA, enquanto os tratamentos T7 e T8 atingiram mortalidade total aos 2DAA. Os tratamentos isolados T2, T3, T4 e T5 apresentaram 94, 71, 41 e 82 de eficiência de controle aos 3DAA, respectivamente. Os bionseticidas vegetais PREV-AM, OR-564 e OR-585 apresentam sinergismo em mistura com o inseticida clorantraniliprole abamectina no controle da broca-do-café exposta via imersão em condições de laboratório.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / agronomia/index.php?dados=20221201721067

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vitor Francisco Gomes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo