Título: Subsolagem e escarificação em plantio direto efeitos nas propriedades físicas e produtividade de grãos.
Autoria de: Thayna Pereira Azevedo Chiarini
Orientação de: Bruno Montoani Silva
Coorientação de: Lázaro Longue Mosa
Presidente da banca: Bruno Montoani Silva
Primeiro membro da banca: Monna Lysa Teixeira Santana
Segundo membro da banca: Samara Martins Barbosa
Palavras-chaves: Compactação do solo, preparo ocasional, atributos físicos do solo, umidade do solo, produtividade de grãos
Data da defesa: 16/09/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 25/09/2022
Data da publicação: 25/09/2022
Referência: Chiarini, T. P. A. Subsolagem e escarificação em plantio direto efeitos nas propriedades físicas e produtividade de grãos. . 2022. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Áreas sob sistema plantio direto (SPD) podem apresentar problemas de compactação do solo com consequente redução de produtividade dos cultivos. Uma estratégia para mitigar a compactação é a adoção do preparo ocasional utilizando escarificação ou subsolagem. Visto que esses preparos ferem um dos princípios do SPD, deve-se realizar adequado diagnóstico da compactação para tomada de decisão quanto a realização do manejo. Indicadores físicos como densidade do solo (Ds), porosidade total (Pt) e resistência à penetração (RP) são acurados para o referido diagnóstico. Ainda, avaliação da resistividade elétrica do solo (??) pode auxiliar na identificação de camadas compactadas, pois, mudanças na estrutura do solo alteram suas propriedades elétricas. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do preparo ocasional por meio de indicadores físicos e seu reflexo na produtividade dos cultivos da safra 201920. O experimento foi implantado em 2015 na Fazenda Santa Helena (Nazareno-MG), em um Latossolo Vermelho Amarelo de textura argilosa, sendo os tratamentos SPDC SPD contínuo (14 anos) SPDE SPD escarificado com Stara Fox® em 2015 SPDSI2 SPD subsolado (Ikeda®) a cada 2 anos SPDSI3 SPD subsolado (Ikeda®) a cada 3 anos SPDSIC SPD subsolado (Ikeda®) em 2015 aplicação 1,44 t ha-¹ de calcário em superfície SPDSKC SPD subsolado (Kamaq®) em 2015 aplicação 1,44 t ha-¹ de calcário em profundidade. A linha de rodado do pulverizador foi adotada como condição de referência de compactação do solo. As coletas e avaliações físicas foram realizadas em novembro2019, sendo obtidos mapas 2D de RP e ?? por modelagem inversa dos dados. A RP foi maior para camadas abaixo de 0,20 m do solo para os tratamentos SDPSIC e SPDSKC. A ?? foi eficiente para a identificação da área sob influência do rodado e das linhas de plantio da cultura. Porém, a umidade do solo () no momento da avaliação se encontrava próxima a capacidade de campo, impossibilitando a distinção dos tratamentos pela ?? e dificultando a identificação do rodado pela RP. Devido à alta influência da , sugere-se a avaliação em condição de menor. A Ds e RP se mostraram maiores e a Pt menor para SPDSKC e SPDSIC, condicionando piores condições físicas para estes manejos. Entretanto, as produtividades das culturas foram maiores em SPDSIC, devido ao seu melhor condicionamento químico, mostrando que um solo identificado como compactado por atributos físicos não é necessariamente restritivo ao desenvolvimento das culturas, e mais estudos são necessários para conclusão quanto a tomada de decisão de uso de preparo ocasional.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thayna Pereira Azevedo Chiarini e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo