SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: DESEMPENHO AGRONÔMICO DE LINHAGENS DE SOJA EM CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE

Autoria de: Gustavo Santos Carvalho

Orientação de: Adriano Teodoro Bruzi

Presidente da banca: Adriano Teodoro Bruzi

Primeiro membro da banca: Mateus Ribeiro Piza

Segundo membro da banca: Júlia Carvalho Costa

Palavras-chaves: Glycine max (L) Merril, Linhagens, Grupos de maturidade, Estabilidade, Produtividade. ??

Data da defesa: 19/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 27/09/2022

Data da publicação: 27/09/2024

Referência: Carvalho, G. S. DESEMPENHO AGRONÔMICO DE LINHAGENS DE SOJA EM CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE. 2022. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A soja se destaca como um dos principais produtos agrícolas do Brasil e atualmente possuí grande importância econômica dentro do cenário nacional. A obtenção de cultivares com ampla adaptabilidade e estabilidade nas regiões produtoras é fundamental para a expansão do potencial da cultura. Sabe-se que a soja possuí comportamento variado em relação ao fotoperíodo, sendo que a sua adaptação é diretamente influenciada pela latitude. Dessa forma a performance de um cultivar será distinta em diferentes regiões do país, ou seja, há uma interação de seu genótipo em relação ao ambiente. Diante do exposto, objetivou-se avaliar o desempenho agronômico de diferentes linhagens de soja nas condições de clima tropical de altitude. Os experimentos foram conduzidos na safra de 202122 em duas localidades. Em cada local foram realizados três experimentos distintos, em que os tratamentos foram compostos por 30 linhagens de soja classificadas em ciclo precoce, médio e semi-tardio, sendo avaliado o desempenho de 90 linhagens diferentes para a região Campo das vertentes. As parcelas foram de cinco metros de comprimento, com quatro linhas espaçadas em 50 centímetros, sendo tomadas como área útil as duas linhas centrais. Foram avaliados os dias para maturação absoluta (DPM) ajustados os grupos de maturação relativa (GM) e a produtividade de grãos. Os dados foram submetidos a análise individual e conjunta pela abordagem de modelos mistos, utilizando o software R. Linhagens de ciclo mais precoces tendem a ser mais produtivas. Genótipos semi-tardios, apresentam baixo ganho em produtividade em relação ao aumento do GM. Com relação a produtividade e estabilidade, as linhagens GDM21I011 e GDM21I045 de ciclo precoce e médio, respectivamente, apresentaram desempenho superior e alto índice de confiabilidade, sendo então promissores para cultivo na região Campo das Vertentes.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / agronomia/index.php?dados=20221201710030

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gustavo Santos Carvalho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo