SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Agronomia

Título: FUNGICIDA BIOLÓGICO BACILLUS SPP. NO CONTROLE DA FERRUGEM DA SOJA (GLYCINE MAX).

Autoria de: Karen Cristina de Souza Carvalho Silva

Orientação de: Adenilson Henrique Goncalves

Presidente da banca: Adenilson Henrique Gonçalves

Primeiro membro da banca: Vanessa Foresti Pereira

Segundo membro da banca: Deila Magna dos Santos Botelho

Palavras-chaves: fungicida, biológico, soja, manejo químico, Bacillus spp.

Data da defesa: 25/08/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 13/09/2022

Data da publicação: 13/09/2024

Referência: Silva, K. C. d. S. C. FUNGICIDA BIOLÓGICO BACILLUS SPP. NO CONTROLE DA FERRUGEM DA SOJA (GLYCINE MAX).. 2022. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A soja Glycine max (L.) assume um respeitável posto entre uma das principais culturas do agronegócio brasileiro. Entretanto, a expansão da cultura aliada à falta de cuidados fitossanitários possibilitou aumento na disseminação de patógenos em todas as áreas cultivadas. A cultura é afetada por mais de 40 doenças já relatadas, entre estas doenças está a ferrugem asiática,cujo agente etiológico é o fungo Phakopsora pachyrhizi, e o controle químico ainda representa uma das formas de controle mais utilizadas. Com base nestas informações, o objetivo do experimento foi avaliar a eficiência agronômica e viabilidade técnica do fungicida biológico Bacillus spp como protetor, em associação a fungicidas químicos no controle de ferrugem asiática mensurando a performance do produto no controle da doença e os ganhos de produtividade para a cultura da soja. O experimento foi realizado de 18102021 a 11032022, no município de Lavras - MG. O solo da área experimental foi classificado como de textura argilosa. Os tratos culturais foram realizados conforme recomendações para a cultura. Os tratamentos avaliados foram testemunha, manejo químico sem protetor, químico com protetor, químico associado ao fungicida biológico Bacillus spp. Foram realizadas quatro aplicações. O plantio da variedade M5917 foi realizado no dia 18102021 em espaçamento de 0,55 m entre linhas e estande de 320.000 plantas.ha-1. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados, com 4 tratamentos e 4 repetições. Foram realizadas avaliações de severidade da ferrugem, componentes de produtividade e produção. Os dados foram submetidos à análise de variância. As comparações das médias foram realizadas pelo teste de Scott-Knott (p0,05) e as eficácias dos tratamentos foram calculadas segundo Abbott (1925). O fungicida biológico Bacillus spp, como protetor associado ao manejo químico, em quatro aplicações, apresenta eficiência agronômica e viabilidade técnica no controle ferrugem asiática na cultura da soja, de forma semelhante e até superior aos manejos químicos, podendo ser indicado para o uso no manejo integrado de doenças na cultura. Palavras-chave Fungicida biológico. Ferrugem Asiática. Soja.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / agronomia/index.php?dados=20221201610859

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Karen Cristina de Souza Carvalho Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo