Título: RESISTÊNCIA DE GENÓTIPOS DE Coffea canephora E INFLUÊNCIA DE VARÁVEIS CLIMÁTICAS NA INFESTAÇÃO DE Leucoptera coffeella (LEPIDOPTERA LYONETIIDAE)
Autoria de: Laila Gabriella Araujo Santos
Orientação de: Bruno Henrique Sardinha de Souza
Coorientação de: Daniel Carvalho Melo Costa
Presidente da banca: Bruno Henrique Sardinha de Souza
Primeiro membro da banca: Fernanda da Silva Ferreira
Segundo membro da banca: Larah Martins Freitas
Palavras-chaves: Resistência de plantas, Bicho-mineiro, Café robusta, Amostragem, Monitoramento integrado de pragas.
Data da defesa: 03/05/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 06/05/2022
Data da publicação: 06/05/2022
Referência: Santos, L. G. A. RESISTÊNCIA DE GENÓTIPOS DE Coffea canephora E INFLUÊNCIA DE VARÁVEIS CLIMÁTICAS NA INFESTAÇÃO DE Leucoptera coffeella (LEPIDOPTERA LYONETIIDAE). 2022. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Pretendeu-se, neste trabalho, avaliar em condições de campo no Sul de Minas Gerais a resistência de quatro genótipos de Coffea canephora ao bicho-mineiro e correlacionar a flutuação populacional da praga com os fatores climáticos temperatura, umidade relativa do ar e pluviosidade. O experimento foi realizado em campo no painel de cultivares do INCT-Café, UFLA, Lavras, MG, onde as plantas dos genótipos Conilon 213 (C.231) Conilon LB1 (C.LB1) Conilon Casa vaca (C. CV) e Conilon Pato 1 (C. P1) apresentam cerca de cinco anos de idade. As amostragens do bicho-mineiro foram realizadas mensalmente, durante o período de agosto de 2018 a fevereiro de 2021. A área experimental está dividida em três blocos casualizados, e o delineamento utilizado foi em parcelas subdivididas, sendo as parcelas representadas pelos quatro genótipos e as subparcelas pelos terços superior e médio das plantas. As parcelas experimentais foram constituídas por 10 plantas em linha, espaçadas em 3,5 x 0,7 m, e a área útil das parcelas, representada pelas seis plantas centrais. Foram avaliadas ao acaso do terço superior e médio das plantas três folhas do terceiroquarto par de folhas de diferentes ramos. Os parâmetros avaliados foram a porcentagem de folhas minadas intactas, o número de minas por folha e a intensidade de injúria, de acordo com uma escala de notas de severidade de injúria. Os dados climáticos de temperatura, umidade relativa do ar e pluviosidade foram coletados da estação meteorológica da UFLA. Com os resultados obtidos foi possível concluir que os meses de amostragem influenciaram na flutuação populacional do bicho-mineiro, sendo as injúrias crescentes a partir de agosto até setembro, com rápido crescimento em outubro e crescente declínio até fevereiro, o genótipo Conilon 213 apresentou menor porcentagem de injúria, indicando nível moderado de resistência e os genótipos Conilon Casa vaca e Conilon Pato 1 apresentaram alto pico de infestação, indicando maior suscetibilidade.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54769
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Laila Gabriella Araujo Santos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo