Título: ANÁLISE SENSORIAL DE FRUTOS DE PITAYA EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO
Autoria de: Wyara Emily Rosa Pereira
Orientação de: Filipe Almendagna Rodrigues
Coorientação de: Deniete Soares Magalhães
Presidente da banca: Filipe Almendagna Rodrigues
Primeiro membro da banca: Deniete Soares Magalhães
Segundo membro da banca: Vytoria Piscitelli Cavalcanti
Palavras-chaves: Hylocereus undatus, Colheita de frutos, Maturação de frutos, Coloração de frutos, Características sensoriais.
Data da defesa: 19/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 04/05/2022
Data da publicação: 04/05/2022
Referência: Pereira, W. E. R. ANÁLISE SENSORIAL DE FRUTOS DE PITAYA EM DIFERENTES ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO. 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A pitaya possui sabor agradável, rica em fibras, substâncias antioxidantes e nutracêuticas, trazendo diversos benefícios para a saúde humana. A época de colheita dos frutos está relacionada diretamente com a qualidade dos mesmos na pós-colheita, pois é uma frutífera não climatérica. Por este motivo, é importante que a colheita seja realizada na época correta. Normalmente, os frutos são colhidos com a coloração da casca vermelha, intermediária ou até mesmo verde. Sabendo que o consumidor brasileiro, prioriza a boa aparência dos frutos para consumo in natura, e que o produtor não tem seguido um padrão para a colheita dos frutos de pitaya, o objetivo deste trabalho foi determinar qual melhor ponto de colheita dos frutos de pitaya de acordo com as preferências sensoriais do consumidor. Foram avaliadas a aparência interna, sabor, aroma, impressão global destes e aparência externa, cor e impressão global, sendo utilizado 100 provadores não treinados na faixa etária entre 18 e 60 anos. Cada provador realizou a avaliação sensorial de amostras do fruto in natura, ofertadas separadamente em copos descartáveis de 50 mL e codificados. Os provadores foram orientados a avaliar as amostras em uma escala hedônica, variando de 1 a 9 pontos, referentes aos termos hedônicos 1 ???????? ????????desgostei extremamente???????? e 9 ???????? ????????gostei extremamente????????. Para avaliação externa dos frutos, verificou-se que existe interação entre cor, aparência e impressão global, onde a preferência é por frutos com coloração da casca avermelhada acima de 75 (tratamento 4) avaliados na época 1 e para frutos com 50 a 75 de coloração avermelhada na casca (tratamento 3) avaliados na época 2. Analisando aspectos internos dos frutos como aparência, aroma, sabor e impressão global, os melhores resultados foram dos frutos avaliados no tratamento 4 na época 1, e tratamento 3 na época 2, mostrando que o tempo de armazenamento destes foi importante para estabilização de compostos químicos. Conclui-se que o melhor ponto de colheita para frutos de pitaya é quando a coloração avermelhada da casca se apresentar acima de 75, para consumo no mesmo dia da colheita. E para frutos de pitaya que serão consumidos 3 dias após a colheita o melhor ponto para colher é quando os mesmos apresentam mais que 50 e menos que 75 da casca com coloração avermelhada.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54670
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Wyara Emily Rosa Pereira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo