Título: DESCRIÇÃO DOS COMPONENTES MORFOLÓGICOS E PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS DE MILHO NA SAFRA VERÃO (20182019) EM LAVRAS-MG
Autoria de: Davi Filipe Fonseca Borges
Orientação de: Marcio Andre Stefanelli Lara
Presidente da banca: Márcio André Stefanelli Lara
Primeiro membro da banca: Daniel da Cunha
Segundo membro da banca: Josias Reis Flausino Gaudencio
Palavras-chaves: produtividade, caracterização, fenologia, altura, IAF
Data da defesa: 20/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 06/05/2022
Data da publicação: 06/05/2024
Referência: Borges, D. F. F. DESCRIÇÃO DOS COMPONENTES MORFOLÓGICOS E PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS DE MILHO NA SAFRA VERÃO (20182019) EM LAVRAS-MG. 2022. 64 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Conhecer a características agronômicas de diferentes híbridos de milho é de suma importância à cadeia de produção de milho, pois auxilia na diferenciação de híbridos a campo, na compreensão da produtividade, na distribuição dos componentes morfológicos no tempo. Nesse contexto, objetivou-se avaliar as características agronômicas de híbridos de milho utilizados para a produção de silagem e de grãos. O experimento foi conduzido no Setor de Forragicultura da Universidade Federal de Lavras ?? UFLA no município de Lavras, Minas Gerais, por meio de um delineamento em blocos casualizados. Os tratamentos variaram conforme o cultivar ?? híbrido de milho, com 12 híbridos dispostos em três repetições, totalizando 36 parcelas nas dimensões de 6 ? 5 metros. Foi o utilizado o esquema de parcela subdividida no tempo, por meio de medidas repetidas na parcela experimental. As adubações de macro e micronutrientes foram as mesmas para todas as parcelas. A população cultivada foi de 70 mil plantas por hectare, a um espaçamento entre linha de 50 centímetros. As parcelas foram semeadas em 23 de outubro de 2018. Ao longo do desenvolvimento da lavoura foram feitas coletas e avaliações de plantas de milho para os atributos morfológicos, altura de plantas, índice de área foliar (IAF) e produtividade de silagens e grãos. Utilizando-se a média das repetições, foi possível fazer pontuações importantes quanto ao crescimento, desenvolvimento e produtividade dos híbridos de milho avaliados. O milho cresce em altura de forma praticamente constante até o pendoamento-florescimento, momento em que há maior IAF. A produtividade de folhas (kg de MSha) e o índice de área foliar (IAF) tende a ser maior naqueles híbridos mais tardios. Com a maturação da planta, há um decréscimo de matéria seca (MS) na folha. A MS do colmo se mantém por um período mais prolongado. O máximo acúmulo de MS no pendão e nos estilos-estigmas, foi entre o estádio fenológico de VT (pendoamento) e R1 (florescimento). A produtividade de grãos é máxima no ponto de maturidade fisiológica (PMF). O acúmulo de material morto cresce próximo ao PMF. O acúmulo de MS nos diferentes componentes morfológicos da planta de milho, pode ser diferente a depender do estádio fenológico, da cultivar e do ambiente de cultivo. Com o uso de atuais híbridos de milho modernos, é possível alcançar altas produtividades.
URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Davi Filipe Fonseca Borges e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo