Título: ANÁLISE MOLECULAR DE Pseudomonas cichorii ATRAVÉS DE REP-PCR E TESTE DE PATOGENICIDADE EM MUDAS DE CAFEEIRO E ALFACE
Autoria de: Aline Kozlakowski
Orientação de: Ricardo Magela de Souza
Coorientação de: Sarah da Silva Costa Guimarães
Presidente da banca: Ricardo Magela de Souza
Primeiro membro da banca: Sílvio Antonio Calazans de Freitas
Segundo membro da banca: Melina Korres Raimundi
Palavras-chaves: BOX-PCR, ERIC-PCR, Primer específico, variabilidade genética, patogenicidade
Data da defesa: 27/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 06/05/2022
Data da publicação: 06/05/2022
Referência: Kozlakowski, A. ANÁLISE MOLECULAR DE Pseudomonas cichorii ATRAVÉS DE REP-PCR E TESTE DE PATOGENICIDADE EM MUDAS DE CAFEEIRO E ALFACE. 2022. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: Pseudomonas cichorii (Pc), agente causal do crestamento bacteriano do cafeeiro (Coffea sp.), é importante economicamente devido à sua ampla gama de plantas hospedeiras, como o cafeeiro, a alface (Lactuca sativa L.), o pimentão (Capsicum annuum L.), o tomateiro (Solanum lycopersicum), entre outros. Em alface de cultivo hidropônico pode-se observar sintomas como o escurecimento da região do colo, seguido de podridão e morte da planta. No cafeeiro os sintomas aparecem geralmente nas folhas mais velhas, apresentando lesões necróticas, de coloração negra e formato irregular. Contudo, a escassez de conhecimento sobre a variabilidade e a ecologia das populações deste patógeno dificultam a seleção efetiva de cultivares resistentes. Portanto, este estudo teve como objetivos identificar isolados de Pc oriundos de cafeeiro e alface com sintomas de crestamento bacteriano, provenientes de diferentes municípios de Minas Gerais, por meio de primers específicos avaliar a diversidade genética de P. cichorii utilizando rep-PCR realizar testes de inoculação cruzada para confirmar a especificidade de hospedeiros, verificar a incidência da doença nos diferentes hospedeiros, o tempo de incubação e a curva de progresso da doença para o cafeeiro. Foram obtidos três isolados de cafeeiro e 10 de alface, todos identificados como P. cichorii utilizando primers específicos. Os 13 isolados obtidos juntamente com o isolado referência Pc CFBP 2101 foram inoculados em mudas de cafeeiro e alface. Os resultados dos perfis genéticos obtidos de BOX e ERIC-PCR permitiram verificar padrões de bandas diferentes para os isolados obtidos dos dois hospedeiros e para o isolado referência Pc CFBP 2101, indicando haver variabilidade intraespecífica. Todos os isolados de P. cichorii, independentemente do hospedeiro de origem, causaram doença em mudas de cafeeiro e alface, demonstrando que não há especificidade de hospedeiro. As médias de incidência foram próximas, entretanto, o tempo de incubação médio diferiu para cada hospedeiro. As curvas de progresso da doença no cafeeiro atingiram médias diferentes pelo Teste de Tuckey, de acordo com o isolado utilizado. Os resultados deste estudo fornecem informações úteis sobre a diversidade genética de P. cichorii para os programas de melhoramento visando à seleção de germoplasmas resistentes.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54583
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Aline Kozlakowski e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo