Título: Using Social Listening Tools for Understanding Ecosystem Services Awareness and Conservation
Título alternativo: Using Social Listening Tools for Understanding Ecosystem Services Awareness and Conservation.
Autoria de: Thiago Joel Angrizanes Rossi
Orientação de: Carla Rodrigues Ribas
Coorientação de: Luís Cláudio Paterno Silveira
Presidente da banca: Carla Rodrigues Ribas
Primeiro membro da banca: Luís Cláudio Paterno Silveira
Segundo membro da banca: Kulian Basil Santa Cecília Marques
Terceiro membro da banca: Lucas Lenin Resende de Assis
Palavras-chaves: Biodiversidade, Serviços Ambientais, Escuta Social, Consciência Pública, Conservação
Data da defesa: 29/04/2022
Semestre letivo da defesa: 2021-2
Data da versão final: 06/05/2022
Data da publicação: 06/05/2022
Referência: Rossi, T. J. A. Using Social Listening Tools for Understanding Ecosystem Services Awareness and Conservation. 2022. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: A sustentabilidade como a entendemos hoje, está caracterizada pela nossa capacidade de lidar e usar os recursos naturais e serviços ecossistêmicos. Porém, ainda há uma grande lacuna em nosso entendimento sobre os impactos que nossas ações têm sobre esses recursos e serviços. Para entender e mensurar nossa relação com a natureza, seja ela positiva ou negativa, temos hoje uma diversidade de ferramentas analógicas e digitais. Essas ferramentas podem ser utilizadas como uma forma de observar o comportamento humano frente à sua consciência ambiental e ecológica, como o uso de ferramentas de escuta social. Essas ferramentas tem se difundido por diversos setores do mercado. No entanto, ainda há poucos estudos de caso do uso dessas ferramentas para dar suporte e apoiar comunidades científicas como um todo e, mais especificamente, a conservação ambiental e ecológica. Neste estudo, buscamos entender se há correlação entre o volume de buscas de termos relacionados aos recursos naturais e serviços ecossistêmicos com a porcentagem de áreas terrestres protegidas. A pesquisa demonstrou que há uma correlação positiva entre o volume de buscas e a área terrestre protegida de um país. Além disso, pode-se observar que as palavras-chave tem relevâncias diferentes de acordo com o país. As correlações mais fortes encontradas foram para as palavras-chave ecosystem, ecosystem services e erosion. Os resultados evidenciam que as áreas protegidas podem influenciar a consciência pública a respeito da temática ambiental e sua capacidade de agir em prol da conservação.
Abstract: Sustainability as we understand it today is characterized by our ability to deal with and use natural resources and ecosystem services. However, there is still a large gap in our understanding of the impacts our actions have on these resources and services. To understand and measure our relationship with nature, whether positive or negative, today we have a variety of analog and digital tools. These tools are used as a way of observing human behavior in light of their environmental and ecological awareness, as the use of social listening tools. These tools have spread across different market sectors. However, there are still few case studies of the use of these tools to support scientific communities as a whole and, more specifically, environmental and ecological conservationists. In this study, we sought to understand whether there is a correlation between the volume of searches for terms related to natural resources and ecosystem services and the percentage of protected terrestrial areas. The research has shown that there is a positive correlation between search volume and a country????s protected terrestrial area. In addition, it can be observed that the keywords have different relevance according to the country. The strongest correlations were found for the keywords ecosystem, ecosystem servicesand erosion. The results show that protected areas can influence public awareness regarding environmental issues and their ability to act in favor of conservation.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54741
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Inglês
Código da língua do conteúdo: eng
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Thiago Joel Angrizanes Rossi e Universidade Federal de Lavras
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