Título: SIMBIOSE ENTRE ESTIRPES DE Bradyrhizobium ISOLADAS DE Campsiandra laurifolia E PLANTAS DE SOJA, GUANDU E FEIJÃO-CAUPI
Autoria de: Polyane Santos de Castro Caputo
Orientação de: Fatima Maria de Souza Moreira
Presidente da banca: Fatima Maria de Souza Moreira
Primeiro membro da banca: Daniele Cabral Michel
Segundo membro da banca: Jordana Luísa de Castro
Palavras-chaves: Bradyrhizobium, fixação biológica de nitrogênio, estirpes bacterianas, leguminosas, nodulação
Data da defesa: 12/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 24/11/2021
Data da publicação: 24/11/2021
Referência: Caputo, P. S. d. C. SIMBIOSE ENTRE ESTIRPES DE Bradyrhizobium ISOLADAS DE Campsiandra laurifolia E PLANTAS DE SOJA, GUANDU E FEIJÃO-CAUPI. 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O nitrogênio (N) é um nutriente exigido em grande quantidade pelas plantas, porém, apresenta alto custo e é facilmente perdido por volatilização ou lixiviação. Uma alternativa sustentável e de baixo custo para o suprimento desse nutriente é a fixação biológica, que contribui para o crescimento e desenvolvimento de plantas. O gênero de bactérias fixadoras de nitrogênio Bradyrhizobium estabelece simbiose com várias espécies de leguminosas e representa a maioria das estirpes atualmente aprovadas como inoculantes pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para espécies forrageiras, adubos verdes, florestais e grãos. Dentre essas, destacam-se a soja Glycine max (L.) Merr., guandu Cajanus cajan (L) Millsp. e feijão-caupi Vigna unguiculata (L.) Walp.. O objetivo deste trabalho foi avaliar a simbiose entre estirpes de Bradyrhizobium isoladas de Campsiandra laurifolia Benth. e plantas de soja, guandu e feijão-caupi. O experimento foi conduzido em casa de vegetação do Laboratório de Microbiologia do Solo, localizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), em LavrasMG, no período de julho a agosto de 2019, em condições axênicas, sob delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. Os tratamentos foram constituídos pelas estirpes UFLA 01-1174T e UFLA 01-1175, recém descritas como uma nova espécie ?? B. campsiandrae e quatro estirpes nodulíferas das espécies vegetais testadas UFLA 03-164T , UFLA 03-153 ?? de B. uaiense em feijão-caupi BR 2801 ?? Bradyrhizobium sp. em guandu BR 29 ?? B. elkanii em soja, sendo todas estas 4 como controles positivos, além de controles negativos sem inoculação (com e sem adição de N). Avaliou-se a matéria seca da parte aérea (MSPA), o número de nódulos (NN) e a matéria seca de nódulos (MSN). Para MSPA, o controle negativo com adição de N foi superior para as três culturas. As estirpes de B. campsiandrae não foram capazes de estabelecer simbiose com nenhuma das leguminosas testadas. Como esperado, as estirpes utilizadas como controle positivo nodularam as respectivas espécies, assim como os controles negativos não apresentaram nódulos. Em soja, a estirpe UFLA 03-153 se destacou por apresentar resultados de NN e MSN semelhantes ao controle positivo (BR 29) para essa cultura. Em guandu, as estirpes UFLA 03-164T e UFLA 03-153 apresentaram NN estatisticamente semelhantes e foram superiores à BR 2801 já para a variável MSN, a estirpe UFLA 03-153 apresentou resultado superior, seguida da estirpe UFLA 03-164T .
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53831
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Polyane Santos de Castro Caputo e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo