Título: DISPONIBILIDADE DE MICRONUTRIENTES E PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO EM FUNÇÃO DA CALAGEM EM SOLO SOB SISTEMA DE PLANTIO DIRETO
Autoria de: Otavio Lopes Vieira Campos
Orientação de: Silvino Guimaraes Moreira
Coorientação de: Sérgio Hebron Maia Godinho Hugo Resende de Carneiro
Presidente da banca: Silvino Guimarães Moreira
Primeiro membro da banca: Sérgio Hebron Maia Godinho
Segundo membro da banca: Alessandro Alvarenga Pereira Silva
Palavras-chaves: Phaseolus vulgaris, Calcário, Acidificação do solo, Micronutrientes, Disponibilidade
Data da defesa: 05/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 28/11/2021
Data da publicação: 28/11/2021
Referência: Campos, O. L. V. DISPONIBILIDADE DE MICRONUTRIENTES E PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO EM FUNÇÃO DA CALAGEM EM SOLO SOB SISTEMA DE PLANTIO DIRETO. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Grande parte dos solos brasileiros apresentam se naturalmente ácidos antes dos cultivos. Mesmo após a correção inicial para utilização agrícola, demandam atenção relacionadas à manutenção da correção da acidez, para manter os valores adequados de pH, a fim de garantir a disponibilidade de nutrientes aos vegetais. Entretanto, altas doses podem causar efeito negativo sobre a disponibilidade de micronutrientes catiônicos. Diante disso, objetivou-se avaliar o efeito de diferentes doses de calcário aplicadas em superfície sem incorporação sob sistema de plantio direto na produtividade do feijão e na disponibilidade de micronutrientes no solo e na folha. O experimento foi instalado na Fazenda 3W, localizada no município de Carrancas-MG, no mês de setembro de 2019. Para o presente trabalho foram utilizados os dados da safra 202021. O delineamento utilizado foi em blocos casualizados, com quatro repetições e cinco doses de calcário (0, 2, 4, 6 e 8 Mg ha-1), sendo cada parcela composta de 10x20m. A distribuição do corretivo foi realizada a lanço e em área total com o equipamento com distribuição gravitacional, utilizando-se o Bruttus®. A semeadura do feijão foi realizada no dia 19102020, utilizando-se a cultivar Ouro da Mata. Na adubação de semeadura utilizaram-se 200 kg. ha-1 do formulado 13-33-00 S15. Na adubação de cobertura, empregaram-se 300 e 200 kg. ha-1 de KCl e ureia, respectivamente. Foram realizadas amostragens de folha e solo, bem como avaliação da produtividade. Os dados foram submetidos à análise de variância. As doses de calcário influenciaram a produtividade do feijão, com nível de significância de 0,05. A dose de 8 Mg. ha-1 gerou um incremento de produtividade de 28 em relação ao controle. De maneira geral, não foi observado efeito negativo das doses de calcário nos teores de micronutrientes no solo e na sua concentração nas folhas com o aumento das doses aplicadas.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54004
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Otavio Lopes Vieira Campos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo