Título: PLANO DE NEGÓCIOS PITAIAS DO VALE
Autoria de: William Ricardo de Arruda
Orientação de: Wilson Magela Goncalves
Coorientação de: Leila Aparecida Salles Pio
Presidente da banca: Wilson Magela Gonçalves
Primeiro membro da banca: Leila Aparecida Salles Pio
Segundo membro da banca: Pedro Maranha Peche
Palavras-chaves: Projeto empreendedor, Plano de negócios, Pitaia, Cultivo, Viabilidade
Data da defesa: 18/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 01/12/2021
Data da publicação: 01/12/2021
Referência: Arruda, W. R. d. PLANO DE NEGÓCIOS PITAIAS DO VALE. 2021. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: Pretende-se nesse Projeto Empreendedor, elaborar um Plano de Negócios para o Cultivo de Pitaya em pequena propriedade, onde será possível retratar os desafios e oportunidades deste ramo de atuação, bem como obter informações detalhadas do investimento inicial para implantação, custo de produção, prospecção de clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade do empreendimento. A fruticultura é uma excelente opção de renda para os produtores rurais, onde o cultivo de frutas exóticas como a Pitaya por exemplo, vem crescendo de maneira considerável nesses últimos anos, é considerada também, uma cultura rústica do ponto de vista de manejo e que tem proporcionado uma melhor rentabilidade principalmente para os pequenos produtores. A Pitaya faz parte da família Cactaceae, onde se destacam quatro espécies a Pitaya amarela (Hylocereus megalanthus) que possuem a casca amarela com presença de espinhos e uma polpa branca, a Pitaya vermelha, em que os frutos se caracterizam por possuir a casca vermelha com polpa vermelha (Hylocereus polyrhizus), e também uma outra espécie que tem a casca vermelha e polpa branca (Hylocereus undatus). É uma fruta que apresenta excelentes fontes de vitaminas e minerais, por isso tem a tornado conhecida como um alimento funcional, diversificado, equilibrado e saudável. A demanda pela Pitaya tem ocorrido, não somente pelo seu exotismo, mas também por suas características organolépticas, nutricionais e medicinais. Sobre a elaboração do Plano de Negócios deverá seguir algumas etapas como sumário executivo, onde reúne os tópicos de cada sessão do plano, um resumo da ideia do empreendimento, e uma breve descrição da propriedade rural. A análise de mercado é a etapa em que consiste na identificação do segmento de mercado onde se pretende atuar. Já o plano de marketing é uma ferramenta estratégica que será utilizada para alcançar as metas de vendas e crescimento. Outra etapa extremamente importante é o plano financeiro, no qual é possível realizar projeções de custos iniciais, investimento inicial, capital de giro, análise comparativa entre receitas e custos, gerando assim um demonstrativo de resultados. E por fim, a análise de cenário, etapa essa, que consiste em analisar possíveis situações que o produtor rural pode vir a enfrentar, sejam positivas ou negativas e quais caminhos ele deverá seguir. Com o Plano de Negócios elaborado de maneira estratégica, é possível mitigar os riscos e ter projeções mais seguras e concretas para começar o empreendimento.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54214
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: William Ricardo de Arruda e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo