Título: POSICIONAMENTOS DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS BIOLÓGICOS A BASE DE TRICHODERMA SP. E BACILLUS SP. PARA O MANEJO INTEGRADO DE MOFO BRANCO (Sclerotinia sclerotiorum) NA CULTURA DA SOJA
Autoria de: Tobias Rosestolato Oliveira
Orientação de: Flavio Henrique Vasconcelos de Medeiros
Coorientação de: Amanda Flausino de Faria
Presidente da banca: Flavio Henrique Vasconcelos de Medeiros
Primeiro membro da banca: Amanda Flausino de Faria
Segundo membro da banca: Rafaela Araújo Guimarães
Terceiro membro da banca: Jessica Brasau da Silva
Palavras-chaves: mofo, branco, soja, controle, biológico
Data da defesa: 04/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 30/11/2021
Data da publicação: 30/11/2021
Referência: Oliveira, T. R. POSICIONAMENTOS DE APLICAÇÃO DE PRODUTOS BIOLÓGICOS A BASE DE TRICHODERMA SP. E BACILLUS SP. PARA O MANEJO INTEGRADO DE MOFO BRANCO (Sclerotinia sclerotiorum) NA CULTURA DA SOJA . 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A susceptibilidade da soja a Sclerotinia sclerotiorum, agente etiológico do mofo-branco, tem impactado negativamente a sua produtividade. Atualmente o método de controle mais usado é o químico, entretanto a diminuição de sua eficácia é relatada. Dessa forma, métodos de controle biológico como o uso de Trichoderma spp. e cepas de Bacillus spp. têm sido adotados como alternativa, considerando que o manejo biológico consiste em um menor impacto ambiental e também pode favorecer o desenvolvimento vegetal. Desta forma, estudos indicam que a melhor maneira de controle da doença é o manejo integrado, como controles cultural, biológico e químico. Portanto, o projeto teve como objetivo avaliar o efeito de produtos biológicos a base de isolados Trichoderma sp. e cepas de Bacillus spp. combinados com fungicidas químicos, para a viabilidade de colonização de escleródios, incidência de mofo branco, como também avaliar a produtividade da cultura da soja. Os escleródios utilizados no ensaio foram provenientes de uma lavoura de soja localizada em Campos Novos-SC e fornecidos pela Embrapa Soja. Os tratamentos foram compostos pelos produtos à base de Trichoderma asperellum BV10 (Tricho-Turbo®®), Bacillus substilis BV02 (Bio-Imune®®) e o fungicida químico Dimoxistrobina Boscalida (Spot®®), posicionados em cinco épocas de aplicação. O experimento foi conduzido em DBC, contendo treze tratamentos e quatro repetições. Água como controle negativo e o fungicida Spot® como controle positivo. Concluiu-se que, o melhor tratamento em campo, frente à produtividade, foi o tratamento com Tricho-turbo na pré-semeadura e em V4 e Bio-Imune em V6, combinado ao produto químico Spot® (dimoxistrobina boscalida) na fase reprodutiva. Já na incidência de mofo branco, os melhores tratamentos foram Bio-Imune Tricho-Turbo® posicionados em V4 e V6 junto com o produto químico Spot® no reprodutivo.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54174
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Tobias Rosestolato Oliveira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo