Título: AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO E ACEITAÇÃO DO CONSUMIDOR DE CAFÉ COM RELAÇÃO A DIFERENTES CORES, TIPOS E FORMATOS DE EMBALAGENS
Autoria de: Mirelli Borges Elisei
Orientação de: Luiz Gonzaga de Castro Junior
Coorientação de: Emanuelle Aparecida da Costa
Presidente da banca: Luiz Gonzaga de Castro Junior
Primeiro membro da banca: Clarissa de Moraes Sousa
Segundo membro da banca: Fernanda de Aguiar Zanola
Palavras-chaves: café, embalagens, comportamento do consumidor, escala hedônica, marketing
Data da defesa: 18/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 02/12/2021
Data da publicação: 02/12/2021
Referência: Elisei, M. B. AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO E ACEITAÇÃO DO CONSUMIDOR DE CAFÉ COM RELAÇÃO A DIFERENTES CORES, TIPOS E FORMATOS DE EMBALAGENS. 2021. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O Brasil é o maior produtor e segundo maior consumidor de café do mundo. Para alguns produtos, o formato e cor das embalagens podem ser tão importantes quanto o produto em si, exercendo um papel tão relevante quanto o do produto. Diante disse, objetivou-se com esse trabalho avaliar a aceitação e a associação realizada pelo consumidor de café a diferentes formatos e cores de embalagens e analisar se esses fatores afetam sua decisão de compra. A análise foi feita por meio de uma análise sensorial afetiva, de forma totalmente online avaliando aparência, cor, impressão global e intenção de compra. Para análise foram criadas oito embalagens diferentes para cafés saco de papel na cor kraft, saco de papel na cor preta, lata na cor kraft, lata na cor preta, caixa na cor kraft, caixa na cor preta, garrafa de vidro transparente e garrafa de vidro âmbar. Foi possível observar que a aceitação dos consumidores de café em relação à aparência, cor e impressão global das embalagens avaliadas variam entre 4,82 e 7,43, mostrando uma aceitação mediana aos diferentes tipos de embalagens, apresentando escores médios variando entre os termos hedônicos desgostei ligeiramente a gostei moderadamente. Desta forma, foi possível notar uma maior aceitação dos consumidores pelas embalagens Saco de Papel Preto, Lata Preta e Garrafa de Vidro Transparente que apresentaram uma maior média em todos os parâmetros avaliados, destacando-se o Saco de Papel Preto, por ter apresentado a maior intenção de compra entre os pesquisados.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54237
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mirelli Borges Elisei e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo