Título: CORRELAÇÕES ENTRE QUALIDADES FÍSICAS E INDUSTRIAIS DE GRÃOS DE ARROZ DE TERRAS ALTAS
Título alternativo: .
Autoria de: Luana Xavier Ramos
Orientação de: Flavia Barbosa Silva Botelho
Presidente da banca: Flavia Barbosa Silva Botelho
Primeiro membro da banca: Camila Soares Cardoso da Silva
Segundo membro da banca: Gerald Angelo M. Sormanti Valenzuela
Palavras-chaves: Arroz (Oryza sativa L.), Qualidade dos grãos de arroz, Melhoramento genético, Correlação fenotípica, Qualidade física e industrial
Data da defesa: 18/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 02/12/2021
Data da publicação: 02/12/2021
Referência: Ramos, L. X. CORRELAÇÕES ENTRE QUALIDADES FÍSICAS E INDUSTRIAIS DE GRÃOS DE ARROZ DE TERRAS ALTAS. 2021. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A cultura do arroz está presente em todos os continentes, sendo um dos alimentos mais consumidos do mundo. Para a comercialização deste grão é importante a comunicação e interação entre pesquisador, indústria e produtor. Desse modo, nas últimas décadas, os programas de melhoramento genético de arroz passaram por grandes avanços, sendo foco de estudo não apenas a produtividade, mas caracteres relacionados a qualidade física e industrial do grão visando atender as exigências do produtor e preferência dos consumidores. No entanto pouco se sabe sobre as interferências proporcionadas por essa seleção. Desse modo o objetivo dessa pesquisa é estudar as correlações genéticas e fenotípicas existente entre as características relacionadas a qualidade física e industriais de grãos de arroz de terras altas no pais. O experimento foi conduzido nas safras agrícolas de 201516, 201617, 201718, 201819, 201920 e 202021. Pela unidade experimental situada na Universidade Federal de Lavras (UFLA), com exceção à safra de 2019 em que os dados se referem a área experimental localizada em Patos de Minas ?? MG. Os experimentos foram conduzidos avaliando 53 genótipos dos experimentos de Valor de Cultivo e Uso (VCU), em delineamento de blocos casualizados, com três repetições. As parcelas foram constituídas por cinco linhas de quatro metros, com espaçamento de 0,35 cm. Em virtude do desbalanceamento dos dados, devido à inclusão e exclusão de genótipos entre uma safra e outra, optou-se pela abordagem de modelos mistos. Os componentes de variância foram estimados via REML e a predição das médias ajustadas BLUP. A partir das estimativas dos componentes de variância e predições dos valores genéticos, foram obtidas as estimativas das correlações genéticas entre os caracteres estudados. Os atributos relacionados a qualidade física do grão apresentaram correlação negativa para as características relacionadas a qualidade industrial do grão. Permitindo concluir que quanto mais finos e compridos os grãos, menor será a porcentagem de grãos inteiros após o beneficiamento.
Abstract: .
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53902
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Luana Xavier Ramos e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo