Título: Propiconazol atua como regulador de crescimento no feijoeiro?
Autoria de: Josias Reis Flausino Gaudencio
Orientação de: Silvino Guimaraes Moreira
Coorientação de: Júlia Rodrigues Macedo
Presidente da banca: Silvino Guimarães Moreira
Primeiro membro da banca: Júlia Rodrigues Macedo
Segundo membro da banca: Lorena de Oliveira Moura
Terceiro membro da banca: Carine Gregório Machado Silva
Palavras-chaves: Phaseolus vulgaris L., feijão-comum, Triazol, Reguladores de crescimento, inibidores da síntese de giberelina
Data da defesa: 12/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 01/12/2021
Data da publicação: 01/12/2021
Referência: Gaudencio, J. R. F. Propiconazol atua como regulador de crescimento no feijoeiro?. 2021. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O feijoeiro apresenta grande variedade quanto às características morfológicas, sobretudo, quanto ao tipo (I, II, III e IV) e hábito de crescimento (determinado ou indeterminado). Cultivares de hábito determinado apresentam porte reduzido, com arquitetura ereta e baixo engalhamento, enquanto, cultivares de hábito indeterminado, tendem a apresentar porte volumoso, arquitetura prostrada e forte tendência ao acamamento. Nesse contexto, buscam-se meios de conduzir de forma controlada o desenvolvimento destas plantas, por exemplo, através da aplicação de substâncias exógenas que afetam a regulação hormonal da cultura, como os reguladores de crescimento. Desta forma, objetivou-se avaliar o uso do propiconazol como regulador de crescimento no feijoeiro, aplicado em diferentes épocas em cultivares do tipo I (TAA Gol), II (BRSMG Uai e BRS Estilo) e III (Pérola, BRSMG Madreperola e TAA DAMA). O experimento foi conduzido em safra e safrinha 1920 na Fazenda Muquém, na cidade de Lavras-MG. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com 4 repetições e 5 tratamentos, para cada cultivar. Os tratamentos foram controle (sem aplicação de propiconazol) aplicação em V4 (3 trifólios) aplicação em V4 (4 trifólios) aplicação em V4 (5 trifólios) e aplicação em V4 (6 trifólios). O produto comercial utilizado foi o Tilt ®, fungicida à base de propiconazol, ingrediente ativo do grupo dos triazóis. As características avaliadas foram altura de plantas, altura de inserção da primeira vagem, número de ramos vegetativos e reprodutivos, número de vagens por planta, número de grãos por vagem, peso de cem grãos e produtividade. A aplicação de propiconazol em V4 com 4 trifólios e V4 com 5 trifólios, na cultivar TAA Gol, em segunda safra, proporcionou incremento no número de ramos vegetativos. A aplicação em V4 com 6 trifólios, na cultivar BRSMG Uai, em primeira safra, reduziu o número de ramos reprodutivos nessas plantas. Na cultivar BRS Estilo, em primeira safra, as aplicações proporcionaram incremento médio de 8 cm na altura de inserção de primeira vagem em relação ao controle. Na cultivar TAA Dama, primeira safra, a aplicação em V4 com 3 trifólios elevou em 23 o número de vagens e, em segunda safra, as aplicações em V4 com 4 trifólios, 5 trifólios e 6 trifólios reduziram a altura final de plantas. As demais características avaliadas não foram afetadas pela aplicação do triazol, em ambas as safras, nas diferentes cultivares.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54173
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Josias Reis Flausino Gaudencio e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo