Título: BIOATIVIDADE DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE Citrus aurantifolia E Cinnamomum camphora PARA Spodoptera frugiperda (J.E. SMITH, 1797) (LEPIDOPTERA NOCTUIDAE)
Título alternativo: .
Autoria de: Mariane Fagundes Pereira
Orientação de: Geraldo Andrade de Carvalho
Coorientação de: Brenda Carolina Freire
Presidente da banca: Geraldo Andrade Carvalho
Primeiro membro da banca: Brenda Carolina Freire
Segundo membro da banca: Karolina Gomes de Figueiredo
Terceiro membro da banca: Andreisa Fabri Lima
Palavras-chaves: milho, spodoptera, óleos, essenciais, manejo
Data da defesa: 12/11/2021
Semestre letivo da defesa: 2021-1
Data da versão final: 29/11/2021
Data da publicação: 29/11/2021
Referência: Pereira, M. F. BIOATIVIDADE DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE Citrus aurantifolia E Cinnamomum camphora PARA Spodoptera frugiperda (J.E. SMITH, 1797) (LEPIDOPTERA NOCTUIDAE). 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O milho se destaca como uma importante commoditie mundial, entretanto, a produtividade pode ser afetada pelo ataque de inúmeros artrópodes-praga, com destaque para a lagarta-do-cartucho, Spodoptera frugiperda (Smith, 1797) (Lepidoptera Noctuide). A S. frugiperda é uma praga polífaga que pode acometer tanto a produção de milho quanto de outras culturas. Para o seu controle têm sido realizadas múltiplas aplicações de inseticidas sintéticos, porém, o uso indiscriminado pode causar contaminação ambiental e selecionar populações resistentes dessa praga. O uso de óleos essenciais oriundos de plantas pode ser uma alternativa segura para o controle da lagarta-do-cartucho, visto que apresentam baixo período residual na lavoura em comparação aos inseticidas convencionais, e podem atuar em diferentes mecanismos de ação, evitando-se a evolução da resistência. O objetivo deste trabalho foi avaliar a ação inseticida de óleos essenciais no controle de S. frugiperda. Os óleos essenciais utilizados foram de plantas de lima (Citrus aurantifolia) (Rutaceae) e de cânfora-branca (Cinnamomum camphora) (Lauraceae) nas concentrações de 1 e 5 mgmL acetona PA foi utilizada como controle negativo. Foram utilizadas lagartas de S. frugiperda com 72 horas de idade por tratamento, sendo considerada uma lagarta por repetição, totalizando 60 lagartas em delineamento inteiramente casualizado. Foi aplicado 1 ????????L da solução no dorso de cada lagarta e, em seguida, foram individualizadas em tubos de vidro contendo um pedaço de dieta artificial. Avaliou-se a mortalidade das lagartas durante a fase larval e a fecundidade das fêmeas. Concluiu-se que as maiores concentrações dos óleos essenciais de C. aurantifolia e C. camphora reduzem a sobrevivência e fecundidade de S. frugiperda.
Abstract: .
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/53903
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Mariane Fagundes Pereira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo