Título: MISTURA DE FUNGICIDAS SISTÊMICOS COM PROTETORES NA GERMINAÇÃO DE Hemileia vastatrix E NO CONTROLE DA FERRUGEM EM MUDAS DE CAFEEIRO
Autoria de: Rafaela Botelho Andrade Rezende
Orientação de: Edson Ampelio Pozza
Coorientação de: Andreane Bastos Pereira
Presidente da banca: Edson Ampélio Pozza
Primeiro membro da banca: Deila Magna dos Santos Botelho
Segundo membro da banca: Felipe Douglas Soares Leal
Terceiro membro da banca: Andreane Bastos Pereira
Palavras-chaves: Ferrugem do cafeeiro, misturas, sistêmicos, protetores, controle químico.
Data da defesa: 07/05/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 12/05/2021
Data da publicação: 12/05/2021
Referência: Rezende, R. B. A. MISTURA DE FUNGICIDAS SISTÊMICOS COM PROTETORES NA GERMINAÇÃO DE Hemileia vastatrix E NO CONTROLE DA FERRUGEM EM MUDAS DE CAFEEIRO. 2021. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: A Ferrugem do Cafeeiro (Hemileia vastatrix), é considerada a principal doença da cultura. Para controlar a doença, a pulverização de misturas de fungicidas dos grupos químicos triazóis e estrobilurinas são os mais utilizados. Com a regulamentação da mistura em tanque, esses produtos são frequentemente misturados com fungicidas a base de cobre e sais para a nutrição da planta. Portanto, o objetivo do trabalho foi avaliar se a mistura de fungicidas cúpricos, triazóis, estrobilurinas e sais de nutrição afetam a eficiência dos triazóis e das estrobilurinas no controle de Ferrugem do Cafeeiro. Dois experimentos foram conduzidos, um ?in vitro??, realizado em laboratório, e outro em mudas, conduzido em casa de vegetação. Os tratamentos foram os mesmos para ambos os experimentos, os quais consistiram de azoxistrobina ciproconazol hidróxido de cobre calda viçosa (750 ml 2 kg 2,5kg) azoxistrobina ciproconazol hidróxido de cobre calda viçosa (900 ml 2 kg 2,5kg) azoxistrobina ciproconazol hidróxido de cobre (500 ml 2 kg) azoxistrobina ciproconazol (500 ml) hidróxido de cobre calda viçosa (2 kg 2,5 kg) calda viçosa (2,5 kg) hidróxido de cobre (2 Kg) e testemunha. No primeiro experimento, foi avaliada a porcentagem de germinação de esporos de H. vastatrix. Em mudas, a eficiência das misturas na incidência e severidade da doença ao longo do tempo. As variáveis significativas no teste F da análise de variância foram submetidas ao teste de agrupamento de Tukey (p0,05). No experimento ??in vitro??, todos os tratamentos foram eficientes em inibir a germinação. A maior inibição, de 97,6, foi do tratamento azoxistrobina ciproconazol 750 ml hidróxido de cobre 2Kg calda viçosa 2,5Kg. No experimento ??in vivo?? houve diferença significativa (p0,05) entre os tratamentos de misturas com triazóis e estrobilurinas. Os tratamentos com maiores valores de AACPDS foram hidróxido de cobre (2Kg), hidróxido de cobre calda viçosa (2Kg 2,5Kg) e calda viçosa (2,5Kg), apresentaram os valores 0,53, 0,40, 0,40, respectivamente e estes diferiram dos demais tratamentos. Para AACPDI, os tratamentos hidróxido de cobre (2Kg), hidróxido de cobre calda viçosa (2Kg 2,5Kg) apresentaram os maiores valores, 134,82 e 128,49, respectivamente, diferindo dos demais tratamentos. Para o pH de calda, houve diferença significativa (p0,05) entre os tratamentos, observou-se os menores valores de pH nos tratamentos com a calda viçosa. O peso da parte aérea seca, diferiu da testemunha (p0,05), com exceção do tratamento com a calda viçosa, pois houve acentuada queima de folhas devido ao baixo pH de calda.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47379
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Rafaela Botelho Andrade Rezende e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo