Título: Adubação fosfatada visando o sistema de produção como alternativa para altos rendimentos
Autoria de: Davi Rezende Ferreira
Orientação de: Silvino Guimaraes Moreira
Coorientação de: Júlia Rodrigues Macedo
Presidente da banca: Silvino Guimarães Moreira
Primeiro membro da banca: Júlia Rodrigues Macedo
Segundo membro da banca: Guilherme Vieira Pimentel
Palavras-chaves: Adubação do sistema de produção, fósforo a lanço, fósforo no solo, adubação fosfatada, sistema de produção.
Data da defesa: 19/04/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 10/05/2021
Data da publicação: 10/05/2021
Referência: Ferreira, D. R. Adubação fosfatada visando o sistema de produção como alternativa para altos rendimentos . 2021. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O manejo mais recomendado para se fazer a adubação fosfatada é a partir da aplicação de fontes solúveis de fósforo no sulco de semeadura. Porém, a aplicação deste nutriente a lanço vem ganhando espaço entre os agricultores, principalmente porque possibilita aumentar o rendimento operacional no momento da semeadura. Adicionalmente, a aplicação de P no sistema de produção tem aumentado, buscando-se aplicar todo o nutriente em uma das culturas mais exigentes no nutriente e, assim dispensando sua aplicação naquela menos exigente. Diante disso, objetivou-se estudar o efeito de diferentes formas de aplicação de fósforo nos teores de P no solo, após três anos de cultivo, e na produtividade das culturas de milho verão e feijão 2ª safra. O trabalho foi realizado na Fazenda Santa Helena, no município de NazarenoMG, a 1020 m de altitude, em Latossolo Vermelho Amarelo com fertilidade construída, cultivado em sistema de semeadura direta há mais de 15 anos. O delineamento experimental adotado foi de blocos casualizados com cinco repetições. Utilizaram-se das seguintes formas de aplicação de P Controle (sem adubação fosfatada) P no sulco de semeadura em cada cultura (safra verão e safra outonoinverno) P total do sistema de produção, aplicado a lanço antes da cultura de verão P total do sistema de produção, aplicado no sulco da cultura do verão P total do sistema de produção, aplicado no sulco da cultura de safra outonoinverno. Foram determinados os teores de P no solo e as produtividades das culturas. Os dados foram submetidos à análise de variância ao nível de 5 de probabilidade, e realizado teste de média de Scott Knott. Os teores de P no solo se mantiveram em níveis altos ou muito altos, independentemente da forma de aplicação de fósforo. A produtividade do milho de verão não foi afetada pela forma de aplicação de fósforo. A maior produtividade de feijão 2ª safra foi obtida com a aplicação de fósforo no sulco de semeadura. Tais resultados mostram que o efeito da aplicação de fontes solúveis de P no sulco de semeadura das culturas é maior comparado à aplicação a lanço, em condições de ocorrência de estresse hídrico na cultura do feijão.
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47302
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Davi Rezende Ferreira e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo