Título: EFEITO DA ÁGUA TRATADA MAGNETICAMENTE NA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO EM CONDIÇÃO DE LABORATÓRIO
Autoria de: Tafnes Tavares Fernandes
Orientação de: Fabio Ponciano de Deus
Presidente da banca: Fábio Ponciano de Deus
Primeiro membro da banca: Rodrigo Cesar de Almeida
Segundo membro da banca: Lis Tavares Ordones Lemos
Palavras-chaves: tratamento magnético da água, fluxo de água no solo, amostras de solo deformadas, água submetida ao tratamento magnético, água submetida ao campo magnético
Data da defesa: 08/01/2021
Semestre letivo da defesa: 2020-2
Data da versão final: 10/01/2021
Data da publicação: 10/01/2021
Referência: Fernandes, T. T. EFEITO DA ÁGUA TRATADA MAGNETICAMENTE NA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DO SOLO EM CONDIÇÃO DE LABORATÓRIO. 2021. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.
Resumo: O objetivo desse trabalho foi avaliar influência da água submetida ao tratamento magnético na condutividade hidráulica saturada de um solo deformado. A determinação da condutividade hidráulica saturada do solo (Ko) foi realizada utilizando o método do Permeâmetro de carga constante, onde foram utilizadas amostras deformadas em cilindros de PVC. O solo avaliado tratava-se de um Latossolo Vermelho. Foram utilizadas cinco amostras por tratamento, com massa especifica padronizada em 1 g cm-3 em cada cilindro. Para a magnetização da água utilizou-se o magnetizador Timol, modelo residencial, com capacidade de magnetizar 1m³ de água em uma hora de exposição. Inicialmente as amostras foram saturadas com água normal e posteriormente com água submetida ao tratamento magnético por 24 horas. Uma vez colocadas no permeâmetro de carga constante, é coletado e medido em proveta graduada o volume de água que passa através da amostra (volume percolado) e o intervalo de tempo desta passagem. Também foram aferidas a temperatura da água, e a altura da carga hidráulica. Os valores da condutividade obtidos foram analisados estatisticamente para verificação da normalidade dos dados e diferença entre as médias obtidas. De maneira geral, não houve diferença significativa entre as médias de Ko para água normal e água tratada magneticamente. O valor médio de Ko foi de 5,0370 cm h-1 com água tratada magneticamente e 5,5921 cm h-1 com água normal, com coeficiente de variação de 33,16 .
URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47329
Curso: G001 - AGRONOMIA (BACHARELADO)
Nome da editora: Universidade Federal de Lavras
Sigla da editora: UFLA
País da editora: Brasil
Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso
Nome da língua do conteúdo: Português
Código da língua do conteúdo: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
URI da licença: repositorio.ufla.br
Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
Detentores dos direitos autorais: Tafnes Tavares Fernandes e Universidade Federal de Lavras
Baixar arquivo